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Sete passos para ouvir empaticamente!

Para desenvolver o hábito de ouvir com empatia é preciso desejo, conhecimento e habilidade. Praticar é o caminho para que a empatia se manifeste espontaneamente nos relacionamentos.

Jacob Pétry, em seu livro “A lei do Sucesso”, afirma que ouvir empaticamente é um hábito. Segundo ele, para desenvolvê-lo precisamos de desejo, conhecimento e habilidade. Praticar é o caminho para que a empatia se torne um hábito, manifestando-se, assim, espontaneamente nos relacionamentos. Mas, para isso é necessário seguir alguns passos:

  1. Ouça. Quando estiver conversando com alguém, transforme essa pessoa no centro do seu universo. Ela deve ser a única coisa que importa para você naquele momento. Caso, contrário, você jamais conseguirá compreender a outra pessoa, e ver a situação como ela a está vendo, sentir o que ela está sentindo, a não ser que você realmente queira fazer isso. Foque-se na pessoa. Ouça com o corpo, alma e coração.
  2. Não interrompa. Quando a outra pessoa fala, ela está querendo lhe dizer o que ela sente. Não se apresse em opinar, aconselhar, orientar. Primeiro, certifique-se inúmeras vezes de que compreendeu o sentimento dela. O melhor conselho do mundo não vale nada se for aplicado no problema errado.
  3. Não conclua a frase de outra pessoa e não diga coisas como “Exatamente!” ou “Sei como é!”. Você nunca compreenderá a outra pessoa se ficar interagindo na superfície, no nível das palavras. As coisas têm sentidos diferentes para as pessoas. O máximo que você pode ter sobre o sentimento dela é uma vaga ideia. E isso não é o suficiente. Então ouça com muita sensibilidade. Procure entender como a outra pessoa está se sentindo e não como você se sente por causa do problema dela.
  4. Não use as palavras “sim”, “ahãm”, “pois é”. Isso é um sinal de que você está ouvindo a outra pessoa dentro do seu próprio marco de referência. Que está filtrando as palavras do outro pelo seu filtro. Está comparando o que a outra pessoa diz como aquilo que você pensa. Ao fazer isso, não está ouvindo empaticamente.
  5. Não se distraia. Não desvie seu olhar, nem permita que seu pensamento vagueie por outros assuntos, questões ou problemas. Escute, preste atenção não apenas no que a outra pessoa diz, mas nas expressões do seu corpo, dos seus olhos, dos seus gestos. Mais uma vez: se esforce para compreender o que a outra pessoa está sentindo, isso é a parte essencial que nos levará a compreensão do que ela tenta dizer.
  6. Não suponha, não deduza, não pense que você está entendendo. Se tiver dúvidas, pergunte, investigue. Descubra o que ela realmente está querendo dizer, por que está dizendo isso e qual o sentimento que a faz sentir assim. Lembre-se: as coisas não têm o mesmo significado para todos. Não veja os problemas da outra pessoa pelo filtro que você vê os seus. Tente olhar para o filtro através do qual ela está vendo.
  7. Não tente impressionar. A melhor forma de impressionar o outro é não causar impressão alguma. Não tente mostrar sua inteligência ou seu senso de humor. Permita que a outra pessoa revele para você o melhor que há dentro dela. Essa é a melhor impressão que você pode causar em alguém.
Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
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