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Jacob Pétry, em seu livro “A lei do Sucesso”, afirma que ouvir empaticamente é um hábito. Segundo ele, para desenvolvê-lo precisamos de desejo, conhecimento e habilidade. Praticar é o caminho para que a empatia se torne um hábito, manifestando-se, assim, espontaneamente nos relacionamentos. Mas, para isso é necessário seguir alguns passos:
- Ouça. Quando estiver conversando com alguém, transforme essa pessoa no centro do seu universo. Ela deve ser a única coisa que importa para você naquele momento. Caso, contrário, você jamais conseguirá compreender a outra pessoa, e ver a situação como ela a está vendo, sentir o que ela está sentindo, a não ser que você realmente queira fazer isso. Foque-se na pessoa. Ouça com o corpo, alma e coração.
- Não interrompa. Quando a outra pessoa fala, ela está querendo lhe dizer o que ela sente. Não se apresse em opinar, aconselhar, orientar. Primeiro, certifique-se inúmeras vezes de que compreendeu o sentimento dela. O melhor conselho do mundo não vale nada se for aplicado no problema errado.
- Não conclua a frase de outra pessoa e não diga coisas como “Exatamente!” ou “Sei como é!”. Você nunca compreenderá a outra pessoa se ficar interagindo na superfície, no nível das palavras. As coisas têm sentidos diferentes para as pessoas. O máximo que você pode ter sobre o sentimento dela é uma vaga ideia. E isso não é o suficiente. Então ouça com muita sensibilidade. Procure entender como a outra pessoa está se sentindo e não como você se sente por causa do problema dela.
- Não use as palavras “sim”, “ahãm”, “pois é”. Isso é um sinal de que você está ouvindo a outra pessoa dentro do seu próprio marco de referência. Que está filtrando as palavras do outro pelo seu filtro. Está comparando o que a outra pessoa diz como aquilo que você pensa. Ao fazer isso, não está ouvindo empaticamente.
- Não se distraia. Não desvie seu olhar, nem permita que seu pensamento vagueie por outros assuntos, questões ou problemas. Escute, preste atenção não apenas no que a outra pessoa diz, mas nas expressões do seu corpo, dos seus olhos, dos seus gestos. Mais uma vez: se esforce para compreender o que a outra pessoa está sentindo, isso é a parte essencial que nos levará a compreensão do que ela tenta dizer.
- Não suponha, não deduza, não pense que você está entendendo. Se tiver dúvidas, pergunte, investigue. Descubra o que ela realmente está querendo dizer, por que está dizendo isso e qual o sentimento que a faz sentir assim. Lembre-se: as coisas não têm o mesmo significado para todos. Não veja os problemas da outra pessoa pelo filtro que você vê os seus. Tente olhar para o filtro através do qual ela está vendo.
- Não tente impressionar. A melhor forma de impressionar o outro é não causar impressão alguma. Não tente mostrar sua inteligência ou seu senso de humor. Permita que a outra pessoa revele para você o melhor que há dentro dela. Essa é a melhor impressão que você pode causar em alguém.
Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
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