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Sim, você será demitido!

Independentemente de crise e redução de quadro de funcionários, se você não quiser ser demitido, fique ligado nestes 6 comportamentos e ajuste suas atitudes para não ter surpresas.

Reconhecimento, promoção, feedback positivo, cargo de liderança, salário maior. Os profissionais, na sua grande maioria, querem ser reconhecidos pelo seu trabalho, porém suas atitudes podem caminhar para uma demissão e posteriormente surpreender o profissional.

Independentemente de crise e de redução de quadro de funcionários, existem algumas atitudes que podem colocar a perder uma grande oportunidade de carreira.

Se você não quiser ser demitido, fique ligado nestes 6 comportamentos e ajuste suas atitudes para não ter surpresas.

1 – Reclamar o tempo todo. Existem profissionais que visualizam somente pontos negativos e criticam tudo o tempo todo. É claro que feedback é importante para a melhoria da empresa, mas cuidado com a forma que o faz, bem como a intensidade. Não prejudique sua imagem apenas apontando falhas com um jeito ranzinza julgador. Ajude a melhorar os processos com uma atitude positiva demonstrando os motivos e benefícios com as mudanças.

2 – Falta de comprometimento e dedicação. Contar as horas para ir embora ou a sexta-feira chegar com um desempenho mediano não demonstra que veste a camisa da empresa. Sucesso tem a ver com trabalho, entrega e dedicação. Dê o seu melhor ao invés de fazer o possível. Faça a diferença na sua função e deixe sua marca por onde passar.

3 – Diante de obstáculos, enxergar só problemas e não soluções. Não faça parte dos problemas, colabore com ideias, caminhos e soluções. Muitos profissionais criam ainda mais barreiras com resistências para mudar. Inove, coloque seus talentos para construir grandes cases de sucesso. Mostre seu brilho pelos seus exemplos, através de atitudes positivas frente às adversidades.

4 – Não trabalhar bem em equipe. Colabore, ensine, compartilhe experiências, conhecimentos e apoie de forma significativa na construção de uma equipe de alta performance. A soma dos talentos de uma equipe tem muita força. Quando a maré sobe, todos os barcos sobem, portanto não pense apenas nas suas metas de forma egoísta. Não brilhe sozinho e nem crie barreiras achando que estão mexendo no seu queijo. Apoie nos resultados do grupo como um todo. Aprenda a servir como um líder através do suporte e desenvolvimento das pessoas, sejam de sua equipe ou de outras.

5 – Achar que somente resultados garantem o sucesso. “Mas eu entrego resultados. ” Está é uma frase padrão, mas um ótimo profissional é aquele que se preocupa não somente com o QUE FAZ, ou seja, apenas com números, metas e resultados, mas também COMO FAZ, suas competências e comportamentos. Entregar resultados, mas ser arrogante com as pessoas, por exemplo, não demonstra atitude de um verdadeiro membro da equipe. Cuidado com a forma, tom e como faz as coisas. Elas são essenciais para seu sucesso.

6 – Não demonstrar seu real valor. Coloque sua melhor versão para brilhar. As empresas querem profissionais engajados para que contribuam colocando tudo o que disse, por exemplo, na sua entrevista de emprego. Seja uma surpresa positiva para a empresa demonstrando seu real valor com o que possui de melhor.

Sabemos que as empresas possuem grandes oportunidades de melhoria, bem como os gestores, mas não coloque a perder uma oportunidade de crescer por atitudes que não agregam valor. O que depender de você, construa histórias lindas nos lugares por onde passar.

Caso perceba que na sua performance atual vem apresentando estes comportamentos, busque as razões e ganhos em mantê-los. Por um momento, troque de papel e se coloque no lugar da empresa. Visualize com os olhos de dono e identifique as oportunidades de mudar. Pergunte-se: gostaria de ter um profissional como eu na minha empresa? Você acredita que dá o seu melhor ou faz o possível?

A qualquer momento, você pode virar o jogo e começar a fazer a diferença. Faça parte dos profissionais que vestem a camisa da empresa e sinta orgulho de sua trajetória. Assim, pode encher o peito com uma voz determinada e dizer: Não, não serei demitido!

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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