Síndrome do Aumento Salarial: Entenda como isso atrapalha sua vida
Pare para pensar, quantas vezes você já teve um aumento de salário? E aí, o que fez com esses valores do aumento? Não sabe, mas a situação continuou apertada? Então você sofre da Síndrome do Aumento Salarial. Não adianta pensar em quanto você ganha, pode até dobrar o valor, mas você irá gastar tudo.
Assim, pare de pedir aumento de salário! Enquanto você não mudar, não existe valor que resolverá o seu problema.
Ocorre que você não se planeja e se organiza em relação ao dinheiro. Sempre falo para que as pessoas olhem para o passado, desde o primeiro salário da uma vida. Desde esse momento já se tinha condições para guardar uma parcela dos ganhos.
Mas isso não ocorreu pelo fato de não se ter compromisso nenhum com esse dinheiro. Isso faz com que muitas pessoas até mesmo se endividem ao ganhar aumentos salariais. Pode acreditar, elas elevam o padrão de vida muitas vezes a um estágio maior do que foi o aumento.
Sempre que eu faço a pergunta: quanto tempo você já trabalha e quanto desse dinheiro conseguiu guardar? A maioria das pessoas informam que quase nada. Essas pessoas, se perderem o emprego, conseguirão se sustentar por muito pouco tempo.
Por isso é fundamental parar e pensar em como melhor utilizar uma renda extra ou um ganho a mais mensal. Pode ser uma oportunidade até de reduzir seu padrão de vida e economizar ainda mais. Sei que existe a inflação, mas também sei que na maioria das casas existem excessos que podem ser cortados.
Ou seja, se você não abaixa seu padrão de vida é porque não teve educação financeira. Existe a ausência de propósitos, sonhos e necessidades bem definidas. Com isso, ao aumentar seus ganhos, além de aumentar os gastos, aumentamos créditos, seja no cartão de crédito, seja em financiamentos, e por aí vai.
Por isso alerto, ganhar mais é bom, mas sozinho não vai resolver o problema.
A frase: “precisava ganhar duas vezes o que ganho para resolver minha vida financeira” não é real. Você precisa de estratégias para resolver questões relacionadas ao dinheiro.
Para brindar os próximos aumentos, seja ele por dissídio ou por merecimento ou promoção, é fundamental que se tenha propósito. Saber para onde será direcionado esse aumento. Pensar naquilo que realmente deseja e no que a família necessita. Não direcionando assim para o consumo não consciente.
Se esse novo ganho vier junto com uma boa faxina financeira em todos os gastos, serão realizados muito mais objetivos. Mas é preciso acreditar e fazer diferente a partir dos próximos aumentos. Lembrando que é imprescindível que toda a família colabore, porque o excesso de gastos é responsabilidade de todos. Enfim, toda vez que tiver um dinheiro extra é necessário que carimbe para ele não virar pó, mas sim sonhos.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Síndrome do Aumento Salarial e por que pedir um aumento de salário (sem você mudar seu comportamento) não vai mudar a sua situação? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um grande abraço,
Reinaldo Domingos
Contador e PhD em Educação Financeira
https://info.dsop.com.br/empreendedores-de-sucesso-franquia
Confira também: Estamos no segundo semestre – e o que você fez?
Participe da Conversa