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Sobre os bons costumes junto ao viver organizacional

Quais são os bons costumes que podemos considerar no ambiente de trabalho? Como eles são praticados? São replicados naturalmente? O que fazer para a construção e a manutenção de vínculos entre as pessoas?

Quais são os bons costumes que podemos considerar no ambiente de trabalho? Como eles são praticados? São replicados naturalmente?

Trago algumas reflexões que essas perguntas proporcionam. Gostaria de conhecer os sentimentos/as opiniões de vocês a respeito.

Quando e se possível, chegue mais cedo e saia mais tarde do trabalho. Mais cedo: não para já iniciar as atividades profissionais, mas para conhecer e falar um bom dia ao pessoal da segurança e da recepção e sentar-se à mesa para o café da manhã com a turma da faxina – que lhe entrega as salas e os banheiros limpos. Mais tarde: para ouvir o silêncio após um dia intenso de resultados entregues. Perceba aquele grupo de pessoas que ficam apoiadas sobre as mesas e ali conversam sem rigidez disciplinar. Aos poucos, aproxime-se delas. Se convidado, permita-se também conviver e a fazer parte daquilo que – durante o dia – não é verbalizado.

Durante o almoço. Caso esteja acompanhado: procure compartilhar o ritmo da alimentação com aquele que está contigo. A conversa neste momento é um presente, assim, olhe nos olhos e dedique a sua atenção ao outro. Caso assuntos sigilosos apareçam: cuidado com a redondeza e, se possível, os termine em local apropriado. Ao final, caso perceba que pessoas aguardam o seu lugar para sentar: não demore a sair e retire o seu prato da mesa. Após a alimentação a higiene bucal é fundamental.

Ao levar um problema a alguém, leve também pelo menos uma sugestão de solução. Propicie a simplicidade por meio delas. Lembre-se da afirmação de Leonardo da Vinci: ela é o último grau de sofisticação. Ouça e reflita sobre a devolutiva que receberá: ela poderá agregar/compartilhar valores e crenças.

Ao entregar aquilo que lhe foi pedido: faça por merecer a gratidão e o reconhecimento. Esses valores/sentimentos são espontâneos e não devem ser conduzidos e tão pouco aguardados. Caso eles não cheguem via o mundo externo, aos poucos, perceba – em um primeiro momento – se eles já existem em você.

Quando lhe delegarem a organização de um evento – independente da grandeza: providencie, confira e teste o que estiver ao seu alcance. Ofereça um ambiente hospitaleiro que propicie as livres interações e contribuições entre as pessoas.

Acalme a mente e o coração quando – repetidamente – o debate com algumas pessoas é complicado. Muito daquilo que lhe é contrário pode promover momentos de autoavaliação.

Os bons costumes possibilitam o olhar e a prática de detalhes que, se esquecidos, podem comprometer a construção e a manutenção de vínculos entre as pessoas durante o viver organizacional.

Leandro Alves da Silva é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na First Peopleware e atua desde 2011 em Coaching-Mentoring-Counseling, palestras e treinamentos customizados. Doutor em Educação pela FEUSP e Master Coach pelo BCI.
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