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SPIN Selling: Introdução à Técnica que Vai te Ajudar a Vender Melhor!

Você sabe o que é SPIN Selling? Esse método alterou profundamente as técnicas e roteiros de vendas existentes. E por que ele é importante?

SPIN Selling: Introdução à Técnica que Vai te Ajudar a Vender Melhor!

SPIN Selling: Introdução à técnica que vai te ajudar a vender melhor!

Antes de falar sobre essa metodologia, é importante falarmos sobre o que são técnicas de vendas. Técnicas de vendas são metodologias desenvolvidas, testadas e aplicadas por profissionais de vendas que ajudam asa ordenar as etapas de um processo de vendas (roteiro) e, dessa maneira, conectar os produtos e serviços às necessidades e oportunidades identificadas nos clientes.

Existem inúmeras técnicas no mercado, mas hoje vamos focar numa técnica chamada SPIN Selling.

Criada pelo psicólogo Neil Rackham nos anos 80, essa metodologia revolucionou a forma de vender, apesar de seu criador ter uma irrelevante carreira em vendas.

Como surgiu?

A partir de uma reunião com gestores de vendas de produtos complexos de uma grande organização, Neil foi questionado sobre o os elementos que diferenciavam de fato as performances entre os vendedores, onde alguns eram top performers e outros não. Ele não soube responder e assim começou a buscar essa resposta.

Naquela época, as técnicas de vendas, usualmente aplicadas, eram similares em todas as grandes empresas e compartilhavam três elementos, a saber:

  1. Sondagem;
  2. Superação de objeções;
  3. Fechamento.

Esses três elementos funcionavam em vendas simples, mas havia a necessidade de um modelo mais realista e específico para as vendas complexas. Grande estudioso, Neil começou então a pesquisar um método que pudesse ser aplicado em vendas de produtos complexos e com elevado padrão de negociação.

“O principal objetivo da nossa pesquisa tem sido substituir esses modelos simplistas por aqueles destinados, especialmente, à interação de negócios de alto nível que as vendas complexas exigem.” (Neil Rackman)

Surgiu então o SPIN Selling, metodologia precursora das “solution selling”, que são as metodologias focadas na solução dos problemas e não na apresentação dos produtos. Esse método alterou profundamente as técnicas e roteiros de vendas existentes.

SPIN é um acrônimo de quatro perguntas idealizadas para qualificar um lead no processo comercial, identificar as suas necessidades e assim aumentar as taxas de conversão.

Situation: Perguntas de Situação;

Problem: Perguntas de Problema;

Implication: Perguntas de Implicação;

Need-payoff: Perguntas de Necessidade de solução.

E por que o SPIN Selling é tão importante?

Porque o passo a passo dessa metodologia cria uma correlação entre o que é dito pelo cliente/lead/comprador e o que é realidade, criando assim um resultado de vendas mais satisfatório.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre SPIN Selling? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Élida Fagundes
http://ativar1998.com.br/

Fontes:
HACKMAN, Neil. Alcançando excelência em vendas: Spin Selling – construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes. 2009. São Paulo, M.Books do Brasil.

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⚙️ Ativar1998
Com 25 anos de experiência em vendas, Élida já atuou em diferentes segmentos, passando pelas empresas Citibank, Ticket, Janssen&Cilag, Eli Lilly e GE. Depois de alguns anos como líder na área comercial, movida pela paixão por gente, fez algumas formações de desenvolvimento de pessoas e abriu o braço de treinamento e facilitação da consultoria Ativar1998, o qual dirige. Como consultora de comportamento humano e instrutora e facilitadora master, seu foco está no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, formação de times mais engajados, produtivos e capacitados e condução de conversas ativas e empáticas. Mestre em Administração e Negócios pela PUC/RS, pós-graduada em Marketing e Gestão de vendas, é Instrutora Master pela McSill Story Studio e Designer Instrucional pela ABTD. É ainda certificada Especialista Emocional pela SBIE, Coach de Inteligência Emocional pelo SEI, Coach pelo ICI e SBC, Líder Coach pela SBC e Especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) pela Nazaré Uniluz.
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