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Steve Jobs, Sócrates e Coaching – Juntos e Misturados!

Hoje vamos Aprender a Jogar com Steve Jobs, que chamou a atenção do mundo ao dar uma curiosa entrevista: “Eu trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates”. O que eles têm em comum?

Steve Jobs, com toda a sua sabedoria, encontrou no Método Socrático um poderoso aliado ao processo de educação e aprendizagem. Através de um “caminho”, origem da palavra Método: “Cada pessoa pode ingressar na busca pela verdade e sentido da vida como um despertar – capacidade de pensar por si e desenvolver o raciocínio lógico – exercitando a postura reflexiva e critica”, dizia o filósofo Sócrates (384 – 399 a.C.).

Jobs argumentou durante a entrevista que: “Um dos nossos problemas é ensinar as crianças desta geração a se expressarem nas mídias atuais. Durante a maior parte do século passado, a mídia era a página impressa, seja um jornal ou um romance. Hoje as pessoas não podem somente consumir; elas podem ser autoras. Quando as pessoas leem romances, elas escrevem cartas. A principal mídia do nosso tempo é o vídeo e a fotografia, mas a maioria de nós ainda é de consumidores em vez de autores…Estamos vendo as coisas mudarem. Estamos fazendo mais e mais coisas com filmes e DVDs. (…) Achamos que isto é um poder tremendo. Você deveria ver os filmes que as crianças e os professores estão fazendo agora. Eles fazem filmes para vender uma ideia e liderar um time. Eu posso mostrar a você um filme feito por uma professora de 6ª série e os seus alunos sobre como aprender os princípios da geometria de uma maneira que você nunca vai se esquecer. (…) Quando os próprios alunos estão criando, eles acabam aprendendo. E os professores serão o epicentro disto. Qualquer um que pensa diferente disto nunca teve um bom professor. Eu trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates”.

Para Jobs, método Socrático oferece um processo de descobertas através de brincadeiras e jogos. Por esse motivo, o Método Socrático passou a ser a sua referência porque Sócrates defendia que precisamos estar abertos ao novo e preparados para quebrar paradigmas e alertava para a necessidade de despertar o conhecimento que habita em nossa alma.

O Método Socrático de Educação, portanto, está voltado ao aperfeiçoamento da alma através de uma forma especifica de questionar, que provoca reflexões, tomada de consciência e um posicionamento mais estratégico diante dos desafios da vida.

Para Sócrates, só voltando-se para seu próprio interior a humanidade chega à sabedoria e se realiza: “Ninguém adquire a capacidade de conduzir-se e muito menos de conduzir os demais, se não possuir a capacidade de autodomínio”.

Sócrates comparava sua função com a profissão de sua mãe – parteira – que não dá à luz, apenas auxilia a parturiente. O “Diálogo Socrático” surge do momento em que o filósofo, partindo da premissa de que nada sabia, levava o interlocutor a apresentar suas ideias e opiniões. Em seguida, fazia-o perceber as próprias contradições ou ignorância para que chegasse à conscientização. Chegar à verdade interior significa vivenciar o processo que ele denominava “parto de ideias”, Maiêutica – método que consiste em parir ideias complexas a partir de perguntas simples e articuladas.

Ao eleger essa forma especifica de questionar, “Questionamento Socrático”, Sócrates foi o primeiro filósofo a se preocupar, não só com a verdade e sentido da vida, mas como se chega a ela. Eis porque ele influenciou a Educação, a Psicologia Cognitiva e também pode ser considerado o primeiro Coach da humanidade.

Tudo a ver com a história de Jobs. Depois de deixar os estudos, Jobs foi para a Índia em busca de iluminação. Desde que retornou, nunca mais abandonou o estilo zen de ser.

Pense nisso e até nosso próximo encontro!!!

Suzy Fleury Author
Suzy Fleury é Psicóloga (CRP 06/24888-4 – IUP/1985), Pós Graduada em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing – 1989), Fundadora da Academia Emocional (1991), Ministra Palestras, workshops e Cursos (desde 1991), Trabalha com as melhores Equipes esportivas do Brasil (1993), Membro da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol (1998 – 2000), Autora do Livro Competência Emocional (Ed. Gente, 1998), Mestre Psi Esporte (U. Autônoma Madri e Comitê Olímpico Espanhol, Reg.27472 – 2005), Especializada em Psicologia Cognitiva (Instituto de Terapia Cognitiva, CFP 013/07 – 2008), ICC – International Coaching Certification Training (Lambent, Reg.4289 – 2008), Profa. Miami Ad School/ESPM SP e RJ – Liderança e Inteligência Emocional (2013), e Membro da ICF – International Coaching Federation (2014).
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