fbpx

Sua Empresa Precisa de um Grupo ou de um Time?

Para que uma empresa seja bem-sucedida, ela precisa de um grupo de funcionários ou de um time? Entenda as diferenças entre o trabalho em grupo e em time.

Sua Empresa Precisa de um Grupo ou de um Time?

Sua Empresa Precisa de um Grupo ou de um Time?

Como costumo dizer, não importa qual seja o seu objetivo, mas seja qual for, você vai precisar de gente. Em se tratando de uma empresa, ela precisa de pessoas que trabalhem juntas, em alta performance, compromissadas, e engajadas em prol de realizar um objetivo comum.

Então te pergunto: uma empresa bem-sucedida precisa de um grupo de funcionários ou de um time?

Antes de te dar uma possível resposta, te apresento uma lista de diferenças entre o trabalho em grupos e em times para que você possa chegar às suas próprias conclusões.

Trabalho Independente x Trabalho Interdependente   

Nos grupos os indivíduos trabalham independentemente, cada um faz o seu trabalho sem a preocupação com o que o colega está fazendo ou com os resultados gerais da organização.

Já um time é como uma engrenagem, o trabalho é interdependente, ou seja, uma peça depende da outra, o trabalho de um impacta diretamente no do outro e esta engrenagem tem que estar funcionando bem para que todos alcancem os resultados esperados.

Agenda Oculta x Agenda Aberta

No grupo, o foco das pessoas está em si mesmas, nas suas agendas e nas suas responsabilidades. Ninguém sabe o que o colega está fazendo. No time a agenda é aberta, com transparência na execução das atividades, todos sabem o que todos estão fazendo, qual o objetivo do dia, da semana, do mês e assim por diante, para que todos possam se ajudar e para que não haja desconfianças, nem sensação de que uns trabalham mais do que outros.

Comunicação Obscura x Comunicação Aberta

No grupo, a comunicação é obscura, as pessoas não falam o que incomoda ou comentam em tom de fofoca, não há feedback. Evita-se o conflito e emissão de opiniões divergentes com medo de que as pessoas levam para o lado pessoal e se ofendam.

Enquanto no time, as pessoas se sentem confortáveis em assumir suas dificuldades, ou pedir ajuda, porque sabem que não haverá críticas. A comunicação é aberta, honesta, há incentivo aos feedbacks e os conflitos são vistos positivamente como opiniões divergentes, portanto, entende-se que quanto mais conflitos, mais oportunidades de aprendizados e melhorias.

Conformismo x Inconformismo 

No grupo, as pessoas são conformadas, fazem no máximo o que está ao seu alcance sem grandes esforços e se dão por satisfeitas. Se não atingem determinados resultados, então justificam que não havia mais jeito.

No time as pessoas são inconformadas. Elas só sossegam quando conseguem atingir seus objetivos, se ajudam e correm atrás até chegar à solução ou então ao mais próximo dela.  

Conquistas Individuais x Conquistas Coletivas

No grupo, as conquistas são celebradas individualmente. Há destaque para o funcionário do mês. Já nos times o mérito é de quem serve o cafezinho ao C.E.O da organização. Isso porque o sucesso é do time inteiro.

Então, diante das evidências, fica claro que as empresas precisam de funcionários que se sintam no mesmo barco, remando na mesma direção para chegar ao mesmo lugar. E esse sentimento de pertencimento é mais bem construído quando as pessoas trabalham com abertura, transparência e sentem-se como parte de um grande time.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as diferenças entre grupo e time ou como fazer com que os funcionários da sua empresa se sintam no mesmo barco? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/

Confira também: É mais fácil fazer do que pensar. Cuidado, há uma pegadinha nessa crença!

 

Tudy Vieira Author
Tudy Vieira atua há 11 anos com desenvolvimento de pessoas e organizações. Administradora, especialista em planejamento e gestão empresarial. Master Coach certificada por Behavioral Coaching Institute e reconhecida pela Internacional Coaching Council. Neuro Coaching desenvolvida pelo trainer internacional Dr. Srini Pillay. Analista Alpha Assessment com os trainers internacionais Kate Ludeman e Eddie Erlandson. Possui certificação em Assessment Training Nível 1 e 2 – pela TTI Success Insigts. Practitioner em PNL através da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neuro Linguística. Desenvolveu o Programa Controle 360*, com mais de 130 turmas realizadas, em diversos estados do Brasil.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa