Ao criar um perfil em qualquer rede social e até mesmo em simples cadastros é muito comum que seja solicitado uma foto. A história do “retrato” pode trazer revelações interessantes da relação do Ser Humano com essa representação, entretanto dentro do universo digital aquela imagem localizada na diagonal superior ganhou novos significados.
Você já se deu conta do quanto essa imagem personifica o agora locutor de mensagens, posições, links e vídeos?
Podemos destacar dois grandes motivos para olhar com mais calma para seu avatar.
Avatar – Representação pictórica (imagem) de si mesmo que o usuário usa em ambientes virtuais (mundo digital).
- Mais do que personificá-lo, sua foto pode passar sentimentos e mensagens. Quais adjetivos você está transmitindo com sua imagem digital?
- O cérebro tende a criar pontes e desenvolver um maior interesse por imagens que ele memorizou. Isso quer dizer que em meio à tanta informação na tela, as pessoas tendem a consumir mais o conteúdo de alguém que ela já identificou antes.
Por isso, escolha bem a imagem que vai lhe representar. Procure não trocar com muita frequência, mas é claro que você não precisa ficar com a mesma pra sempre.
Fuja de imagens formais estilo “foto 3×4” ou “terno e gravata” apenas para passar seriedade. A imagem deve ser natural e neutra além de transmitir carisma e empatia. Pense em algo que possa ser usado tanto no Facebook quanto nas outras redes. Aliás, é importante que use a mesma imagem de perfil em todas as suas redes, pois dessa forma você conquistará na mente das pessoas um espaço e o cérebro passará a enxergá-lo com maior nível de identificação.
Considere possibilidade de tirar novas fotos. Se elas forem feitas por um profissional, sem dúvidas, podem passar mais credibilidade; mas é possível tirar ótimas fotos agora mesmo com o celular!
O importante é estar condizente com quem você é, mostrando ao mundo como iriam encontrá-lo fisicamente.
Participe da Conversa