Pai e filho caminhavam por uma montanha quando a criança caiu e gritou “Aaaaiiiii!!!” Para sua surpresa sua voz se repetiu em algum lugar da montanha: “Aaaaaiiii”. Curioso o menino perguntou: “quem é?” e recebeu a resposta: “quem é?” Contrariado ele gritou: “covarde” e ouviu “covarde”. Então o filho pergunta ao pai: “o que é isso?” O pai sorriu e pediu que o menino prestasse atenção. Então ele gritou: “eu te admiro” e a voz respondeu “eu te admiro”. De novo o homem gritou: “Você é um campeão” a voz tornou “você é um campeão”. Então o pai explicou que as pessoas chamam isso de eco, mas na verdade isso é a vida. Ela nos dá de volta tudo o que dizemos. Nossa vida é reflexo de nossas ações.
A cada vez que ouço esta estória dou a ela um novo significado. Mais recentemente parei para pensar na maneira como eu trato as pessoas. Se eu grito, recebo gritos de volta. Se eu elogio, recebo elogios. Se eu tratar alguém com injustiça, terei o mesmo tratamento. E se eu respeitar, posso esperar o mesmo.
Vou chamar o eco de feedback. Você mesmo pode fazer o seu feedback profissional em relação aos seus pares de trabalho, superiores, subordinados e clientes. O que tem recebido como resposta é exatamente o que tem dado como resposta. O feedback é importante para melhoria do seu desempenho. Se você estiver insatisfeito com seu trabalho e acredita que não tem reconhecimento pelo que faz, pode ter certeza que a empresa enxerga você como um fracasso e lhe tratará como tal.
Mesmo sem querer nossas expressões faciais e corporais e o tom e voz denunciam o que estamos sentindo. Estamos em avaliação o tempo todo. O que tem recebido como resposta? De que maneira os outros enxergam você? Como aquela pessoa dinâmica? Organizada? Aquele que só sabe reclamar? O que vive falando mal dos outros? Aquele com quem se pode contar?
Você provavelmente já fez este juízo de valor em relação a alguém. Que critério usou para fazer esta avaliação? Use o mesmo critério para avaliar-se. Se não estiver feliz com o eco da montanha é hora de começar a enviar feedbacks positivos. Através desses “ecos” podemos modificar comportamentos e desempenho apropriado para uma determinada situação. É como se fosse uma bússola que lhe dá a direção a tomar e lhe permite corrigir a rota. Aproveite as oportunidades. Ouça o que ecoa na sua vida. Modifique suas atitudes. Receba o melhor de você mesmo. Boa semana!
Participe da Conversa