Sustentabilidade e os Seus Desafios para Liderança
Nas últimas duas semanas, tive a oportunidade de facilitar temas relacionados a “Sustentabilidade” junto a equipes de executivos de duas organizações distintas e de mercados diferentes. Ambas as empresas já promovem ações de ESG e têm compromissos assumidos em relação aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Ou seja, reconhecem a responsabilidade dos impactos que causam no mundo. E estão de fato comprometidas com práticas para evoluírem de forma sustentável. Hoje, a ESG já tem valor importante para o mercado e, em breve, certamente será uma exigência.
Sustentabilidade nos negócios também presume pensar e adotar estratégias que respondam aos desafios do mundo VUCA, ou BANI. Nas duas experiências de facilitação a que que me referi, a abordagem foi sob a perspectiva das pessoas e da humanização. Uma reflexão comum foi o desafio de liderar num ambiente onde os eventos promovem mudanças numa velocidade exponencial. Mudanças cada vez mais inesperadas e imprevisíveis, com desdobramentos complexos e incertos.
Neste momento, por exemplo, mal o planeta se preparava para uma realidade pós COVID 19, começa com uma guerra que, de fato, ainda não se sabe até onde pode chegar e quais dimensões e impactos pode alcançar. E, mais uma vez, estamos diante de um evento VUCA.
Mas como se preparar e fazer gestão nesse cenário?
A Industria já está promovendo a sua Quarta Revolução Industrial (também conhecida como Indústria 4.0). Um salto tecnológico exponencial na automação dos processos produtivos com o emprego daquilo que há de mais moderno na produção de bens de consumo. Por exemplo: Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. São as máquinas ganhando autonomia no processo produtivo, gerando assim mais eficiência, produtividade, processos mais seguros, inovação, customização e otimização de recursos.
E as pessoas?
Bom, há um tendência de migração das atividades mais operacionais para trabalhos mais qualificados, mais estratégicos e relacionados à tecnologia. Habilidades para lidar com o contexto VUCA são: resiliência para aceitar as mudanças; flexibilidade para se adaptar a elas; agilidade na resposta; pensamento sistêmico para compreender as interconexões e interdependências; capacidade de resolver problemas complexos e, fundamental, colaboração.
O desafio de liderar em direção à sustentabilidade passa por reconhecer toda essa problemática.
Desenvolver as competências necessárias e, principalmente, desenvolver times que tenham tais competências, onde as qualidades dos indivíduos são somadas com colaboração e senso de propósito. Equipes de alta performance não são homogêneas, nem mais fáceis de liderar. São heterogêneas e demandam uma liderança mais sofisticada.
A mudanças e as exigências que elas trazem muitas vezes são desconfortáveis e incomodas. Você e eu podemos não gostar nenhum pouco delas, mas isso não às impedirá e elas acontecerão independentemente do nosso desejo. Como vamos lidar com isso? Como vamos nos preparar para isso e, por que não, aproveitar as suas oportunidades?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Sustentabilidade e os Seus Desafios para Liderança? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Fábio Castilho
https://www.linkedin.com/in/fábio-castilho
Confira também: Confiança: Qual a sua influência na Liderança e na formação de times de alto desempenho?
Participe da Conversa