A autoconfiança é o diferencial das pessoas que têm a capacidade de inspirar confiança. É também uma grande aliada diante das perdas que cada um de nós já se deparou no decorrer da vida! É a autoconfiança que nos ajuda a sermos felizes e a evitarmos sofrimentos. A grande dúvida de muita gente é “Como construir a autoconfiança? Se esta é também a sua dúvida, então fique atento! A partir das informações que seguem você pode mudar muita coisa na sua vida.
Como construir a autoconfiança?
Você e eu podemos mudar comportamentos e resultados a partir de quatro fatores do autodesenvolvimento que eu aprendi com o Prof. Gasalla, um renomado estudioso espanhol, também idealizador do modelo Gestão por Confiança (GpC), são eles:
Autoconceito
Implica você conhecer o que pensa de si mesmo. Num primeiro instante isso parece bem fácil, mas, a realidade mostra que não é. Deveríamos aprender desde o ensino fundamental a nos conhecer e ter claro o conceito que temos de nós mesmos, por exemplo, você é capaz de descrever agora mesmo quem é você para que uma pessoa que não o conhece, faça um conceito correto da sua personalidade?
Autoestima
Você aceita e ama a si mesmo? Uma das coisas mais difíceis para a maioria dos seres humanos é ter elevada autoestima, pois somos educados a amar o outro e a nos projetarmos no outro e, por isso, existe tanto controle e apego nas relações.
Autoeficiência
Aqui implica ser produtivo e eficiente com você mesmo e com o outro e isso só depende de você, depende apenas da sua escolha.
Autodisciplina
É a capacidade de conseguir ser responsável pelas suas escolhas em relação ao seu próprio desenvolvimento e à sua missão.
Um detalhe importante! Você percebe que cada um dos fatores tem um AUTO que inicia a palavra?
Pode parecer irrelevante esse comentário, mas quando digo que para ser feliz é uma questão de escolha, viver sofrimentos também se escolhe e esses quatro aspectos que acabamos de ver fazem total diferença.
Somos tão metidos a sermos onipotentes que queremos controlar todos os acontecimentos e ter a garantia que se fizermos assim vai acontecer assim. Pura manipulação! Com a vida não adianta manipular, temos que aprender a mudar o que é possível, aceitar o que não podemos mudar e buscar sabedoria para discernir uma situação da outra. Gosto muito de um ditado chinês que diz: “é como é, e como é, é perfeito”.
Então, como construir a autoconfiança?
Se entendermos que manipulamos e mentimos por medo, e se temos medo é porque achamos que podemos perder algo, então começamos a ter mais sabedoria. E, aí, entra a autoconfiança e não perdemos nada porque não temos nada, além de nós mesmos. Como diz Gibran Kalil Gibran:
“Os vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vem através de vós, mas não de vós. Embora vivam convosco, não vos pertencem…”.
Eu me considero poderosa porque tenho o poder da escolha, mas isso não quer dizer que não me surpreendo com a vida positivamente. Ela muitas vezes me proporciona algo muito maior do que poderia esperar ou até imaginar, mas ao mesmo tempo, me surpreende tirando coisas que me fazem perder o rumo. E, nessas circunstâncias sabe onde eu me seguro? No meu sentido de vida. Esta é a chave.
O sentido da vida é a autoconfiança. E, para encerrar, escolha ser feliz, muito feliz!
Participe da Conversa