Todos nós estamos condicionados a enxergar somente aquilo que queremos enxergar, o que nos torna cegos para qualquer coisa que esteja fora do nosso “padrão”.
Meu convite no artigo de hoje é levá-lo a refletir sobre tudo aquilo que você não vem enxergando justamente porque está preso no mesmo padrão há tempos a ponto de perder até a noção do que acontece fora do seu modus operandi.
Por exemplo: o que seus colegas vendedores têm feito de diferente nas suas práticas? O que você pode fazer diferente? Quais as novidades que a concorrência (vale para a concorrência indireta também!) está implementando que estão atraindo a atenção dos seus clientes? Quais as novidades no mercado que a sua área ainda não implementou e que você pode ser o pioneiro?
Quando atuamos diariamente e há muito tempo em uma mesma função tendemos (em alguns momentos) a cair em uma mesma rotina, o que nos acomoda dentro de resultados pré-programados. Mas é possível sair da curva e testar novas possibilidades para obter melhores resultados.
Em qualquer área sair da caixa é importante, mas em vendas pode significar a liderança em um mercado sempre competitivo.
Então, seguir algumas dicas pode te ajudar a sair da caixinha:
Faça algo diferente diariamente
Todos os dias mude algum ponto daquilo que costuma fazer no seu processo de vendas e mensure o resultado.
Exemplo: Se você tem um modelo mais agressivo para fechar uma venda, que tal finalizar a venda de uma forma diferente da próxima vez? Você pode elaborar uma estratégia de parceria com os seus clientes construindo um relacionamento e conhecendo um pouco mais a fundo suas necessidades.
Mude a sua rotina
Se você costuma entrar em contato com os clientes logo no começo do dia, que tal mudar o horário de contato e ver se a receptividade deles melhora? Você pode inclusive pesquisar qual o melhor horário para o seu público.
Busque criatividade, pense
Como posso construir um modelo de vendas criativo para meu produto ou serviço? O que pode me destacar?
Conheça a atuação de novos vendedores
Mesmo sendo experiente, que tal pedir a alguns colegas de profissão para acompanhar seus processos de vendas? Busque pontos positivos que você pode aplicar na sua atuação também.
Que tal montar um grupo de vendedores que trocam experiências…
… Na área e dividem técnicas que pode ajudar a melhorar o resultado de todos?
Pode ser no Whatsapp, pessoalmente em reuniões mensais ou quinzenais… não importa, o importante é provocar discussões que tragam novas ideias.
Quando seguimos fazendo as mesmas coisas, seguimos também obtendo os mesmos resultados, então: se você não está satisfeito com o resultado atual, o que você pode fazer diferente?
Explore novas opções, saia da caixa, mensure os resultados e tenha novas cartas na manga para explorar.
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