Se você é do tipo de profissional que não atende em escritório ou que não encontra pessoalmente seus clientes, não precisa desistir da leitura, pois esse artigo servirá para você também.
Esse é um tema que normalmente trata das questões que envolvem a recepção feita aos clientes em uma loja, escritório ou, até mesmo home office, pois somos condicionados a acreditar que só podemos preparar um ambiente quando ele é nosso e quando o encontro é presencial. Porém, é exatamente sobre isso que quero começar falando. Muitos são os fatores que envolvem a nossa percepção, desde tudo aquilo que diz respeito ao visual, até os elementos que nos despertam sentimentos e sons. Portanto, o ambiente não só pode, como deve ser preparado, também, quando for um atendimento via telefone, computador, e até mensagens através dos celulares.
Isso porque ao preparar o ambiente para um atendimento você está entrando no “mapa de mundo” – ou seja, na percepção – daquele cliente. Antes de preparar o ambiente é legal pensar nas características daquele cliente, por exemplo, se é alguém descontraído ou mais recatado, se tem algum hábito ou costume especial, se é detalhista ou mais desencanado, enfim, perceba o máximo de características de tal pessoa e alinhe todas as coisas à sua volta a esses gostos.
Imagine que seu cliente tem um perfil de uma pessoa que se distrai com facilidade e você está no processo de fechamento de venda com ele e entra alguém fazendo o maior barulho no ambiente em que você está, pois bem, mesmo que esteja ao telefone, esse som causou uma distração no seu cliente, o que pode fatalmente afetar a conclusão e fechamento da venda.
Então algumas dicas importantes e decisões fundamentais para o preparo dos ambientes de atendimento envolvem:
- O som do ambiente: Aqui a proposta principal envolve a escolha de um lugar onde seja possível controlar o som do ambiente. Se não for possível ou se o cliente não se incomodar, não precisa de um ambiente extremamente silencioso, mas tenha a opção de, pelo menos, se dirigir a um ambiente mais calmo caso seja necessário. Outra coisa legal de avaliar é se seria adequado algum som ambiente, se sim pesquise músicas do gosto do seu cliente;
- O visual: Mantenha a ordem, certifique-se de estar em um local limpo e bonito;
- Aromas: Os cheiros do ambiente têm um poder incrível. Por exemplo, se você gosta de café, com certeza vai gostar de entrar em um escritório e sentir aquele cheirinho inebriante de café que acabou de ser feito;
- A vibração: normalmente, conseguimos perceber a vibração de alguém pela voz. Se você estiver em um clima de vibração pesada o seu cliente, muito provavelmente, perceberá (mesmo que essa vibração venha de terceiros), então busque ambientes com uma vibração elevada e que tenha um clima positivo para fazer as suas negociações;
- O paladar: em visitas presenciais fazer uso de elementos que aguçam o paladar pode ser uma estratégia e tanto! Oferecer um chocolate pode ser uma boa tática para adoçar a boca e as decisões do seu cliente;
- O conforto: certifique-se que o seu cliente esteja confortável, mesmo que a negociação esteja sendo feita por telefone, para isso perceba pelo tom de voz se algo incomoda o seu cliente e se a resposta for sim, entenda que o melhor é, se possível, segurar o fechamento da venda para um outro momento em que ele esteja mais confortável.
Planejar o ambiente de acordo com o perfil do seu cliente é mais um meio de tratar bem alguém imprescindível para sua vida e seus negócios, tenha certeza que valerá a pena!
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