Quer melhorar a produtividade? Os lucros? Diminuir os erros? Deseja vender mais e melhor?
Então crie um processo de vendas! Melhor ainda se for um processo de vendas adaptado às principais necessidades da sua empresa.
Primeiro defina se o seu produto exige um tipo de venda simples ou complexa.
- Simples são aqueles produtos ou serviços que não exigem grandes explicações; e
- Complexas são as vendas de produtos ou serviços que o potencial cliente tem maior dificuldade em entender o que é, para que serve e como funciona.
As vendas simples são mais diretas, sem muitos rodeios ou explicações, enquanto a venda complexa exige um maior domínio de informações e apresentação de detalhes com um caráter consultivo para os interessados em comprar.
Outro ponto crucial é definir o modelo de abordagem do potencial cliente. Que lugares ele frequenta? Que mídias ele acessa? Por quais canais pode ser contatado?
Definido o local da abordagem, você precisa descobrir qual a melhor comunicação para atingir esse público. Lembre-se de considerar quais são suas dores.
Escute e aproveite este momento para ir eliminando todas as objeções e dúvidas do cliente. Identifique as principais objeções que aparecem no meio das vendas dos produtos e serviços que oferecem, aproveite estes dados para elaborar um script com a quebra de todas essas objeções, tenha todas na ponta da língua.
Agora é hora de pensar em como comunicar esse passo a passo para toda a equipe de vendas e treinar o grupo buscando possíveis pontos de melhoria dentro deste processo. Escreva uma cartilha com acesso virtual e disponível para todos os colaboradores, informe sobre a sua existência e oriente para que ela seja consultada com frequência. Sua atualização também é importante, melhor ainda se os próprios vendedores puderem sugerir modificações para a equipe que cuida das estratégias avaliar junto ao restante do grupo se é viável realizar as mudanças.
Faça uma revisão final verificando se tudo o que foi definido dentro do seu processo de vendas está alinhado com a Missão, Visão e Valores da empresa e evidencie essas bases tão importantes da cultura da empresa em todos os passos do seu processo.
Siga o script, tenha um norte e aja com um mapa claro e objetivo do seu processo de vendas.
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