Você já parou para pensar sobre como funciona o cérebro do seu cliente no momento da compra?
Existe um novo campo de estudos que trabalha exatamente buscando entender como funciona o cérebro do cliente e a partir desses dados elaborar a estratégia mais certeira na hora de vender um produto ou serviço: é o Neuromarketing!
Entender como o seu cliente pensa, decide e sente ajuda a oferecer soluções personalizadas e com mais chances de atender à expectativa do mesmo.
Um dos pontos essenciais levantados pelo Neuromarketing é o poder da afetividade e como o consumidor com memórias positivas em relação à marca tende a escolhê-la de maneira automática.
Para criar memórias positivas em seu cliente a sua marca precisa trabalhar muito bem a emoção.
A emoção tem um papel fundamental na decisão de compra do consumidor e, por isso, além de saber se o cliente gosta ou não da sua marca é importante conhecer também a intensidade dos sentimentos que a sua marca desperta em seus consumidores. Portanto, quão intensas são as experiências que você proporciona aos seus clientes?
Importante frisar o lado negativo da história também, existem marcas que deixam experiências intensamente perturbadoras em todos nós. Seja para cancelar o serviço, pela demora na entrega de algum produto ou um atendimento sofrível. E aí então funciona da mesma maneira, quanto mais intensa as emoções negativas despertadas, mais difícil será limpar a imagem da marca.
Já que quanto mais impactante a experiência mais duradoura é a memória, então pense:
Que tipo de memórias e em qual intensidade a sua empresa vem despertando nos seus clientes?
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
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