Normalmente ao iniciar um empreendimento busca-se realizar um estudo do mercado e analisar as principais necessidades que a nova empresa pode sanar.
Ao estudar o mercado você aumenta as chances do seu negócio dar certo. Nele é possível conhecer os aspectos e diferenciais da concorrência, os principais desafios do setor, o comportamento de compra dos clientes, entre outros.
No entanto, uma questão é primordial: O reconhecimento do que é importante para o seu consumidor.
Melhor: O que é REALMENTE importante para o seu POTENCIAL consumidor.
Ou ainda: Quais valores são FUNDAMENTAIS para o público que consome seus produtos ou serviços?
Busque elencar quais fatores você considera imprescindíveis para o sucesso do seu negócio, depois olhe com o olhar do seu consumidor e selecione um ou dois elementos que, olhando pelo ângulo do cliente, seria fundamental (se você tiver informações colhidas a este respeito use-as, caso contrário busque uma forma de colher estes indicativos para um novo período).
Feito isso pergunte-se:
Minha empresa possui estes fatores?
Se a resposta for positiva trace objetivos e estratégias para explorar e evidenciar estes fatores.
Se a resposta for negativa os objetivos e estratégias devem ser traçados a fim de criar meios de desenvolvê-los. Para isso pergunte-se: o que eu posso fazer para desenvolver os elementos x e y na minha empresa, produto/serviço?
Lembre-se: este é um processo contínuo, deve ser realizado com frequência e a medição da satisfação dos seus clientes deve ser diária!
Um 2018 cheio de clientes satisfeitos e avaliações positivas do seu negócio!
Participe da Conversa