Amigos, não sei quanto a vocês, mas é incrível a quantidade de convites para participar de encontros, webinars, debates, pesquisas, ou ainda convite para download de textos e dicas. É um conjunto de criativas maneiras de criar um elo entre quem propõe o convite e o destinatário do convite. Isso, em si mesmo, não é problema; apenas que passa a ser quase uma panaceia para a cura de todos os males. Mas se o mundo está assim, do limão que se faça a limonada. No caso de webinars, ele pode ser adaptado para cada etapa da jornada do cliente, alterando a intenção do conteúdo à medida que as perguntas, metas e necessidades mudam.
Motivados por aquilo que acontece pelo mundo, muitos começam a querer investir em seus próprios webinars para, assim, cativar os seus prospects (além de reforçar relacionamento com quem já é cliente). Então, vamos dar aqui algumas dicas para facilitar a vida de quem pretende se aventurar por aí. Use os webinars para ajudar o público a resolver um problema que está tendo e, assim, começa a dobradinha “confiança e credibilidade”, dois atributos fundamentais de relacionamento.
Para começo de tudo, o relacionamento bem feito, com aplicação de recursos modernos baseados na internet, permitirá gerar “consciência”. Quando se trata de difundir a conscientização em torno de um negócio, produto ou serviço, é possível recorrer a blogs, mídias sociais, e-mails e assim por diante. Porém, criar o hábito de promover webinars é excelente maneira de promover conteúdo útil e ensinar tópicos oportunos. Se isso realmente ajuda, começa a criar a “confiança e credibilidade” e, ato contínuo, uma parcela das pessoas que participam do webinar vai querer mais informação sobre como aplicar o conteúdo útil, o que gera a possibilidade de mais relacionamento.
Quando você já conseguiu estruturar esse conjunto de ações em torno de webinars, aí então seja estrategista e desenvolva outro nível de trabalho. Passe a construir compromissos contínuos cobrindo vários tipos de assuntos e problemas dos clientes, gerando debates, lançamentos e demonstrações de novos recursos. Crie eventos que abordem as melhores práticas para que eles aprimorem conhecimentos em várias áreas de atividades e especialidades. E, uma vez que tenha conteúdo educacional, você pode começar a oferecê-lo a potenciais parceiros que, eventualmente, geram referências (indicações) cruzadas e outras bases de realizações de negócios. Ou seja, um tenta transferir “confiança e credibilidade” ao outro.
Finalizando, ao invés de se tornar mero consumidor da produção de webinars que outros fazem, pense também em como usar desses recursos para validar e agregar valor ao que você pode oferecer ao mercado, seja ou não seu cliente… Já pensou nisso?
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