Tenha um ideal de vida!
Uma Jornada Interior Profunda no Autoconhecimento
Quantas vezes por dia você faz pausas reflexivas? Olha para dentro de você mesmo? Busca interiormente o fogo que sustém sua existência?
Para encontrar essas respostas é importante tirar momentos para o ócio com seu Eu interior e cultivar a disciplina. A desorganização nos freia no caos. Não ter sequer um momento no dia de pelo menos 10 minutos para olhar para si reflete o caos e a desorganização interna e assim gerará mais inseguranças, desconfianças de si, insatisfações.
Exercite a concentração, busque momentos em que esteja ancorado no presente. A meditação é o estado mental onde tudo o que fazemos ancora-se no momento presente, seja ao fazer uma atividade simples como escrever um e-mail, conversar com alguém, lavar a louça, cozinhar, dar banho nas crianças, tomar seu próprio banho… enfim, em tudo podemos praticar o exercício da presença.
A instabilidade emocional vem da falta de concentração. Agora mesmo que está lendo este artigo, quantos pensamentos já passaram pela sua mente e por quais deles você foi arrastado? Uma simples leitura pode nos mostrar se de fato estamos exercendo a presença.
A forma como presta atenção às coisas à sua volta e no que está fazendo, revelam muito sobre a forma como você, de fato, presta atenção em si mesmo. Quais os detalhes que têm passado despercebidos? Sua atenção é superficial? O que é superficial por fora é superficial por dentro.
Comece a prestar atenção nos detalhes que a vida lhe oferece diariamente. O trânsito nas grandes cidades pode nos ensinar muito. Como você costuma reagir quando está atrasado e ainda por cima o trânsito está caótico? Consegue nesse momento exercer a atenção no momento presente e aceitar que o que está acontecendo você não consegue mudar? Consegue pensar que neste momento não há como sobrevoar, se teletransportar, xingar o motorista do lado ou os motoqueiros, buzinar… dentre outros comportamentos que, sem dúvida, geram ainda mais raiva, *(re)sentimentos e rigidez.
Neste caso, observe como é que você se comporta na sua vida diante de outras coisas que lhe acontecem. Sempre tem pressa para que as coisas que se resolvam como mágica? Critica e julga? Culpa todos e as situações por suas mazelas? Não sabe tomar decisões por si só, sempre precisa de um aval de terceiros? Faz muitas coisas e não termina nenhuma? Está sempre muito ocupado(a)? Está sempre fazendo algo para os outros e não tem tempo para você mesmo(a)?
Observe que todo esse caos, além de gerar muita ansiedade, pode estar, de fato, sinalizando a você um processo depressivo.
A depressão possui duas caras: uma onde há um processo de estagnação total e outra onde há uma agitação total. Ambas as formas indicam como está sendo difícil olhar para dentro, pois isso pode ser extremamente doloroso quando a pessoa não consegue enxergar o que ela quer de fato da vida, qual seus sonhos, seu ideal, quem ela é.
Esse processo de profundo autoconhecimento pode ser acompanhado por um terapeuta, psicólogo ou então por um coach. Sinta e perceba a sua necessidade e, se for o caso, busque ajuda especializada.
Deseja aprofundar na sua jornada interior?
Estou disposta a lhe guiar e caminhar junto contigo rumo a um caminho, de fato, mais feliz e gratificante.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como ter um ideal de vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Boas reflexões e até o próximo artigo!
Lisa Nunes
Psicóloga, Coach e Mentora
https://www.linkedin.com/in/elisangelab/
lisanunes@personalmind.com.br
https://www.instagram.com/lisanunesterapias/
*Reviver os mesmos sentimentos várias vezes
Confira também: Medo, Raiva e Cobiça: O que esses três aspectos dizem sobre a psiquê humana?
Participe da Conversa