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Quanto Tempo Você Tem para Inovar?

Está se perguntando quanto tempo você tem para inovar? Não deixe que a janela de oportunidade se feche. Descubra como equilibrar risco, retorno e tempo para impulsionar sua empresa

Time-to-Market e Janela de Oportunidade de Negócios: Quanto Tempo Você Tem para Inovar?

Quanto Tempo Você Tem para Inovar?

Frequentemente, me perguntam: Quanto tempo tenho para inovar?

A resposta fácil é dizer que depende do tipo de produto, do estágio tecnológico da sua empresa, mas que o importante é inovar, e rápido, pois somente a inovação pode trazer novos resultados para sua empresa.

Em geral, não chegamos à resposta para essa pergunta porque a inovação muitas vezes é tratada apenas como um processo criativo, no qual o artista da inovação precisa de liberdade e tempo necessário para que suas maravilhas sejam criadas.

Mas esse cenário é, de fato, descolado da realidade, na qual temos que pagar as contas no fim do mês, para que todas as engrenagens da economia continuem atuando.

A inovação se esqueceu do tempo! No livro “The invencible Company”, certamente um dos livros mais fascinantes sobre inovação que já li, Osterwalder et al. descrevem como deve ser o portfólio de projetos de inovação de uma empresa.

Esse portfólio é dividido em duas partes: a primeira contendo os projetos de novos produtos ou negócios e a segunda que agrega as melhorias incrementais dos produtos e negócios de sucesso. Ambas as partes, avaliam os projetos do portfólio segundo duas grandezas: retorno financeiro e riscos. Riscos de inovação no primeiro caso e riscos de morte ou disrupção do negócio, no segundo caso.

Você percebeu? Onde está o tempo?

Não adianta minimizar o risco ou proteger o retorno dos investidores se quando o produto estiver pronto o mercado não o quiser mais ou já estiver saciado pelos seus concorrentes.

Temos que incluir duas novas informações nessa equação:

  • A primeira é o time-to-market. O tempo que você vai demorar para desenvolver seu novo produto, que está ligado com a sua capacidade tecnológica e de planejamento.
  • A segunda é a janela de oportunidade. Até quando seu cliente está disposto a esperar pelo seu produto. Ou qual o tempo que o seu concorrente vai precisar para lançar o produto dele.

Para que possamos responder nossa pergunta inicial, temos que impelir nosso time comercial a descobrir qual é nossa janela de oportunidade, esse é o tempo que temos para inovar. Por outro lado, temos que avaliar nossa capacidade técnica para assegurar que o nosso time-to-market seja menor que a janela de oportunidade.

Gostou do artigo? Quer conversar mais sobre inovação, time-to-market e janela de oportunidade de negócios? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Marcelo Faraht
https://www.meetnetwork.net
https://www.linkedin.com/in/araujomf/

Confira também: Não quero inovar, qual é a outra opção?

Palavras-chave: inovação, janela de oportunidade, time-to-market, oportunidade de negócios

Marcelo Farhat é mestre em engenharia da produção e qualidade pelo ITA, MBA em administração de recursos humanos pela FAAP e engenheiro mecânico pelo ITA. Consultor empresarial desde 2007 tendo apoiado a avaliação e estruturação de empresas em diversos ramos de atividade, onde implantou programas de inovação e empreendedorismo, visando a evolução e expansão dos negócios dos clientes. Mentor de diversas startups nos programas de aceleração Inovativa do Governo Federal e HackBrasil do MIT. Professor da disciplina Confiabilidade de Sistemas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e para empresas de diversos segmentos, como mineração, aeronáutica, geração de energia. Diretor de empreendedorismo e inovação na ABCO (Associação Brasileira de Consultores) e sócio da souzAraujo Consultoria Empresarial. Desenvolveu, em parceria com o ITA e apoio do CNPq, o MEET – diagnóstico e benchmarking, ferramenta de diagnóstico dos processos organizacionais de empresas que identifica as forças e fraquezas das organizações avaliadas, além de realizar a comparação com os resultados obtidos pelo conjunto de empresas previamente avaliado, cuja aplicação é efetuada em um software na nuvem de dados por consultores credenciados em suas regiões de atuação.
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