O novo estilo de “falar para se aparecer”, “gritar palavras de ordens sem pensar nas consequências”, tem inspirado negativamente muitos executivos brasileiros.
A criatividade é um dos temas que dificilmente sai de moda. Em tempos de bonança, o diferencial competitivo para ultrapassar os concorrentes. Nas crises, o que lhe fará perder menos dinheiro. Num mundo digital, a percepção de que é possível realizar nossos sonhos. Mas o que é critividade?
O mundo corporativo tem um vasto universo mítico, com crenças que se aproximam mais do folclore do que da lógica racional da modernidade. Um dos rituais mais emblemáticos do xamanismo mercadológico são os programas de trainee. Quer entender o porquê?
A ausência de uma cultura de discrição e sigilo torna os brasileiros indignos de confiança. Os brasileiros não têm cuidado com as informações que lhes são confiadas em âmbito profissional. O sigilo profissional precisa ser respeitado em todas as atividades laborais.
Quando pensamos em um projeto nacional de educação, ou em um programa de Coaching, temos que ter consciência clara do que nós queremos: pessoas inteligentes, criativas, capazes de resolver problemas e adaptar as dinâmicas de trabalho para competir em alto nível.
Uma famosa frase de para-choque de caminhão tem se tornado muito popular no Brasil: “gentileza gera gentileza”. Mas é muito comum ver pessoas estupidas, em cargos de gerência, sendo tratadas gentilmente pelos seus subordinados.
Tomar decisões baseadas só em “convicções” revela uma postura pré-conceitual de enxergar o mundo e uma personalidade autoritária que não se enquadra nos desafios impostos pelo mercado e pela sociedade do século XXI.