Melquíades Melo - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/melquiades-melo/ Mon, 03 May 2021 21:17:04 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7 https://www.cloudcoaching.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cropped-favicon-1-32x32.png Melquíades Melo - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/melquiades-melo/ 32 32 165515517 Business Model You – Reinvente sua Carreira https://www.cloudcoaching.com.br/business-model-you-reinvente-sua-carreira/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=business-model-you-reinvente-sua-carreira https://www.cloudcoaching.com.br/business-model-you-reinvente-sua-carreira/#respond_11845 Mon, 12 Jun 2017 06:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/business-model-you-reinvente-sua-carreira/ Você já ouviu falar sobre Business Model You? Simplesmente essa ferramenta irá revolucionar o seu modelo de pensar e agir em relação à sua Profissão, e se sua atuação estiver relacionada com seu Propósito de Vida.

O post Business Model You – Reinvente sua Carreira apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Você já ouviu falar sobre Business Model You? Simplesmente essa ferramenta irá revolucionar o seu modelo de pensar e agir em relação à sua Profissão, e se sua atuação estiver relacionada com seu Propósito de Vida.

O modelo de negócio pessoal de uma só página te orienta de maneira simples e estratégica como definir e recriar modelos de negócios pessoais. Afinal, você é a sua própria marca.

Sobre o livro “Business Model You – one page method for reinventing your carreer” Foi escrito por Tim Clark com a colaboração de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur; design de Alan Smith e Trish Papadakos; e contribuição de 328 cocriadores de 43 países.

“As organizações pensam e modificam suas práticas de negócios, mas poucas definem e documentam formalmente seus Modelos de Negócio. E ainda, menos indivíduos utilizam o potencial do pensamento sobre modelos de negócios em seus ambientes de trabalho e em suas carreiras.” – do livro Business Model You.

Para fazer uma introdução do cenário atual, aponto nesse artigo duas breves pesquisas de mercado indicando que não há mais condições de trabalhar pelo simples fator financeiro. Além disso, em tempos de mudanças velozes, as organizações têm se deparado com desafios de concorrências, antes não imaginado, oriundos da inovação e da globalização.

As empresas e pessoas buscam resultados que exigem uma visão empreendedora para gerir sua própria carreira.

Salários altos e benefícios nem sempre são os objetivos de candidatos diferenciados.

Esses profissionais são ousados, ambiciosos, inovadores, possuem formação exemplar, capacidade e inteligência focada em liderança, visão estratégica e estão em falta no mercado de trabalho. Mas o que essas pessoas buscam? Para o especialista em Recursos Humanos e Headhunter da Michael Page, Marcelo Cuellar, a maioria dos profissionais diferenciados procuram, em primeiro lugar, empresas que oferecem objetivos a longo prazo. Essas pessoas buscam oportunidades que fazem sentido para sua carreira, alinhado com seus valores e Propósito de Vida e usam o que sabem a seu favor para obter o êxito. Eles cuidam do seu futuro profissional como cuidam de sua saúde e acima de tudo, aspiram plantar para colher amanhã.

Já a pesquisa Workforce 2020 que foi realizada no ano de 2014 pela Oxford Economics, junto à empresa alemã, SAP, com o objetivo de esclarecer os objetivos reais que a nova geração busca no início da carreira, com mais de quatro mil pessoas, dentre executivos e profissionais que ingressaram recentemente no mercado de trabalho. Grande parte dos diretores de empresas que fizeram parte da pesquisa acredita que o mais atraente aos olhos da nova geração é a possibilidade de crescimento dentro de uma equipe bem integrada, visando o bem-estar como colaborador. Entretanto, apenas 32% desses novos talentos afirmaram estar interessados na qualidade de vida e 41% ressaltou que salários similares aos de antigos profissionais aumentaria o comprometimento e engajamento da equipe.

Como podemos observar nessas duas pesquisas algumas questões são realmente relevantes como: respeito entre os cargos e salários, carreira de longo prazo, o modelo profissional alinhado com os valores pessoais, reconhecimento, pertencimento e felicidade. São características baseadas na nova geração, porém os profissionais de outras gerações já começam a mudar seus comportamentos para essas novas lideranças. Temos muitos jovens liderando empresas, o modelo antigo já está sofrendo grandes transformações.

O “Business Model You” apresenta um guia e um quadro de reflexão sobre como despertar sua visão empreendedora para transformações em sua carreira e nas organizações, como resgatarmos o senso de ética em nossos empreendedores, o que queremos, o que temos, e o que precisamos, incluindo os principais parceiros e recursos que tendemos a ignorar na busca por trabalho significativo. Ele nos ajuda a nos conhecer e perceber melhor quem somos e porque fazemos as coisas. O elo principal desse livro é a confiança de colaboração em nós mesmos e na coevolução entre as pessoas. Uma nova ordem de independência dos indivíduos. Pois somos todos empreendedores.

Nossos talentos e conhecimentos serão percursores para o descobrimento de novos caminhos com significado inteligente e divertido.

Um resumo do Livro com os blocos e suas funcionalidades:

Recursos-chave (Quem você é / O que você tem)

Informe quem você é, suas habilidades, competências e personalidade.

Exemplo: extrovertido, boa comunicação, trabalhador, pensativo, detalhista…

Atividades-chave (O que você faz)

O que você faz (suas Principais Atividades) evolui naturalmente de quem você é (seus Principais Recursos).

Coloque algumas tarefas críticas que executa regulamente no trabalho.

Exemplo: Expert em (coordenar, gerir, administrar, planejar, analisar)

Clientes (Quem você ajuda)

Cite quem recebe um benefício (com ou sem custo).

Exemplo: (anote nomes) chefe, supervisor, pessoas da sua organização, os clientes/indivíduos que você atende na sua empresa, e outros responsáveis pela sua gestão.

Proposta de Valor

QUAL PROBLEMA AJUDO A RESOLVER?

Como você contribui?

Para quê?

Que trabalho o cliente contratou para executar?

Exemplo: a criação de aulas interativas para facilitar os alunos a entenderem melhor o conteúdo previsto na ementa…

Canais (Como eles sabem quem é você / Como você entrega)

Como chegam até você?

Como você entrega?

Defina os canais através dos quais você entrega sua proposta de valor.

  • Como conseguir que potenciais clientes conheçam você?
  • Como você vai entregar o que eles contratarão?

Exemplo:

[conhecer você] boca a boca, site, blog, artigos, palestras…

[entrega] relatórios escritos, apresentação presenciais…

Relacionamento com o Cliente (Como você interage)

Como vocês interagem?

Defina a forma como você interage com os clientes.

Exemplo: através de email, telefone, redes sociais, atendimento presencial, palestras e workshops.

Parceiros-chave (Quem te ajuda)

Quem ajuda você?

Defina aquelas pessoas que o apoiam como profissional e ajudam a realizar seu trabalho com sucesso.

Assim como pessoas que dão conselhos, motivação ou oportunidade de crescimento. E aqueles que fornecem recursos para realizar para determinada tarefa.

Exemplo: Colegas ou mentores no trabalho, Professores, network profissional, família ou amigos.

Receitas e Benefícios (O que você recebe)

O que você ganha?

Defina as fontes de receitas.

O que você ganha ao realizar a proposta de valor?

Exemplo:

[tangíveis] salário, bônus, ações, royalties, benefícios: plano de saúde, previdência ou escolar.

[intangíveis] aumento reconhecimento, da satisfação e contribuição social.

Custos (O que você dá)

O que você oferece?

Defina o que você oferece ao trabalho que irá desempenhar para alcançar a sua proposta de valor. Liste qualquer estrutura de custo tangível não reembolsável.

Exemplo: tempo, energia, dinheiro, taxas de treinamento ou assinatura, despesas de deslocamento, viagens, gastos com internet, telefone, transportes, etc.

Conclusão

Não podemos deixar de refletir sobre nossa carreira e valores. Mesmo na correria dos dias atuais, devemos priorizar essas atividades para que possamos ter Propósito em tudo que fazemos. Se você puder contar com o apoio profissional de um coach, é fundamental. Sobre esse livro ele será muito útil, sugiro que compre e deixe na cabeceira da cama. Ele nos leva a pensar de uma forma estruturada sobre um assunto tão complexo e pessoal.

BIBLIOGRAFIA:

Eles preferem ser ao invés de ter
https://www.infojobs.com.br/ajuda/Eles_preferem_ser_ao_inves_de_ter__1706.aspx
Business Model You: O Modelo de Negócios Pessoal
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/business-model-you-o-modelo-de-negocios-pessoal
Livro “Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócio” de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur
Livro “Business Model You – one page method for reinventing your carreer” de Tim Clark e coautores
Site do livro em: www.businessmodelyou.com

O post Business Model You – Reinvente sua Carreira apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/business-model-you-reinvente-sua-carreira/feed/ 0 11845
Canvas Design: A bússola que te leva ao sucesso! https://www.cloudcoaching.com.br/canvas-design-a-bussola-que-te-leva-ao-sucesso/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=canvas-design-a-bussola-que-te-leva-ao-sucesso https://www.cloudcoaching.com.br/canvas-design-a-bussola-que-te-leva-ao-sucesso/#respond_11157 Fri, 16 Dec 2016 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/canvas-design-a-bussola-que-te-leva-ao-sucesso/ O que você faria se soubesse que o sucesso da sua empresa, do seu produto ou de seu desenvolvimento profissional está em suas mãos? Certamente não mediria esforços para alcançar seus objetivos. Mas isso é possível sim, a partir da utilização do Canvas Design. Quer saber mais?

O post Canvas Design: A bússola que te leva ao sucesso! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
O que você faria se soubesse que o sucesso da sua empresa, do seu produto ou de seu desenvolvimento profissional está em suas mãos? Certamente não mediria esforços para alcançar seus objetivos. Mas isso é possível sim, a partir da utilização do Canvas Design – metodologia de gestão que compreende aspectos de empreendedorismo e cocriação com foco em resultados e direcionamento de negócios.

No mundo empresarial a cada dia surge uma nova tendência que promete “mostrar” o caminho das pedras para atingir o sucesso de forma rápida e eficiente. Mas quem está no dia a dia das organizações sabe que a rotina, as demandas de clientes, as metas a serem alcançadas, acabam sempre forçando a procrastinação de qualquer planejamento.

E com o objetivo de propor um caminho assertivo e eficiente para as dificuldades encontradas para concluir as diversas etapas que um planejamento exige e, que culminam no sucesso ou fracasso de uma organização, em 2004, o suíço Alex Osterwalder criou a metodologia Canvas.

Canvas Design trata-se de um painel composto por nove blocos das principais áreas de negócios de qualquer empresa e de qualquer segmento. Cada área do painel é demarcada a partir da utilização de desenhos/ícones que facilitam ao gestor enxergar facilmente onde estão os pontos críticos do negócio e orienta como ele pode sair daquela situação.

A metodologia Canvas pode ser utilizada para criação de produtos, soluções, para resolver situações de gestão de tempo, em negociações de fusão e aquisição e, principalmente na área de gestão de pessoas, que quando passa a utilizar a metodologia se tornam profissionais mais estratégicos e deixam a condição de executores de tarefas operacionais.

Nascida com o objetivo de mudar a forma como as organizações se enxergam e se desenvolvem, a Canvas tem sido amplamente utilizada em nível global. E um fator até curioso a ser apontado é que, diferentemente do que ocorre com as tendências mercadológicas, onde o Brasil às vezes está atrasado, com o Canvas a história não se repetiu, felizmente!

Isso comprova que as empresas nacionais estão cada vez mais antenadas, buscando melhorias e se inspirando nas melhores práticas para continuar em atuação e nortear seus negócios.

Hoje, a metodologia é aplicada em grandes corporações, apenas para citar algumas das grandes que decidiram continuar crescendo e escolheram o Canvas para orientar suas estratégias de negócios: 3M, SAP, MasterCard, Microsoft, Intel, entre outras. Startups, pequenas e médias empresas também são beneficiadas pela metodologia e os resultados positivos não param de surgir.

Como especialista no tema, entendo que os gestores das empresas nacionais têm muito a crescer e se desenvolver a partir do momento que passarem a adotar o Canvas. E também ressalto que o mais interessante da metodologia é que diferentemente de outras ferramentas de planejamento, ela não depende da alta gestão para alcançar suas metas de negócios.

“Um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor.”
(Osterwalder,Alex)

Para confirmar isso, temos um case de sucesso para apresentar. A agência MOP, que neste ano contratou a Canvas Design para ministrar um workshop para a equipe. Após o treinamento, identificamos melhorias em diversos processos da empresa como alguns gaps, fluxos sem definição, baixa eficiência, entre outros.

Após o workshop, a equipe entendeu as variáveis de ambiente interno e externo e, o mais importante, como trabalhar para obter receita, que se deu por meio da compreensão da Proposta de Valor, e determinou-se que seria a potencialização de produtos e serviços.

No que se refere ao atendimento e relacionamento com clientes e parceiros, a realidade na Agência MOP hoje é totalmente diferente. A equipe compreendeu que qualquer negócio só se desenvolve baseado em boas parcerias e vem investindo fortemente no relacionamento, cada um sente-se parte do sucesso. Para 2017 já está previsto o próximo passo do processo de desenvolvimento da agência, faremos Coaching para os colaboradores e entendemos que com isso vamos empoderá-los ainda mais. O Coaching é um dos processos da Canvas Design.

“A Canvas Design é uma parceria-chave para a MOP, contribuindo para o desenvolvimento dos nossos produtos e na evolução do ecossistema de empreendedorismo”, diz Rafael Furquim, CEO da MOP.

A simplicidade da aplicação da metodologia e sua capacidade de replicação permite que cada área do negócio tenha seu próprio Canvas. A partir do momento que o gestor aplica a metodologia em sua área de atuação, ele deixa de ser só mais uma peça dentro da estrutura organizacional. Ele é alçado ao posto de estrategista com aptidões para contribuir na tomada de decisões importantes para o futuro da empresa.

Sim, o Canvas pode ser a bússola que guiará as empresas ao caminho do sucesso. Agora, se por mares calmos ou revoltos, não se pode garantir, já que isso dependerá muito do momento em que a organização decide contratar um consultor de Canvas para apoiá-la a direcionar seus negócios. Mas de uma coisa tenho certeza citando o filósofo romano Sêneca “Não existe vento favorável a quem não sabe aonde deseja ir”.

Materiais úteis que queremos compartilhar com vocês:

Canvas Design – Apresentação

Palestra “CANVAS: Transforme sua ideia em negócio” no Google Campus São Paulo

Download do Painel CANVAS

Caso, preciso de alguma ferramenta complementar, deixe nos comentários.

O post Canvas Design: A bússola que te leva ao sucesso! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/canvas-design-a-bussola-que-te-leva-ao-sucesso/feed/ 0 11157