Para ser um profissional empreendedor você não precisa abrir, necessariamente, o seu próprio negócio. Ser um profissional empreendedor é ter posturas e atitudes empreendedoras. Significa que você pode ser um profissional empreendedor dentro da sua casa, na empresa em que trabalha, na sua comunidade, com o seu grupo de amigos, e em vários outros lugares.
Para você ter essa postura empreendedora e ser um profissional em constante aprendizado, basta usar e abusar da sua criatividade. É ela que ajuda a desenvolver essa autonomia. Crer que você já possui essa capacidade criativa é um grande passo. Após isso você só precisará saber quando será necessário utilizá-la, e contar sempre com ela naqueles momentos em que você busca soluções para determinados problemas.
Ter ideias criativas é o mesmo que ter organização e boa análise dos acontecimentos que estão ao seu redor. É estar em sintonia com o Universo. Você sabe como anda a sua criatividade? Consegue ter pelo menos uma ideia diária? O que você faz para alimentar seu processo criativo? Já reparou em que condições e momentos você tem as melhores ideias? Essas ideias são utilizadas única e exclusivamente no trabalho ou são aplicadas na sua vida pessoal? Você compartilha suas ideias com outras pessoas? Sabe o que é Brainstorming?
Estou fazendo perguntas demais? Mas foram propositais, para que você perceba que o primeiro passo a tomar, para incrementar o seu processo criativo, é questionar-se, analisar as informações de que dispõe, mudar de postura e abrir a mente. Estimule-se a ter ideias que possam trazer melhorias, seja para as suas relações pessoais, seja para a sua qualidade de vida. Ser criativo é ser inovador, portanto, não siga fórmulas de sucesso.
Procure pensar em fazer o que ninguém fez ainda. Ouça e converse bastante, isso estimula a criatividade. Você pode encontrar boas fontes de informação e conhecimento em revistas, livros, na Internet e em jornais. Você também pode despertar a sua criatividade a partir da análise desses conteúdos. Outra boa dica é armazenar as ideias que você não utilizou para desafiar seu processo criativo a aperfeiçoá-las. Faça também um arquivo de assuntos do seu interesse e da sua área de atuação e, sempre que puder, procure ler esse material para lhe despertar novas propostas.
O brainstorming – também conhecido como “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias” – é um método que proporciona um grande número de ideias, alternativas e soluções rápidas. É também um excelente exercício de debate criativo e inovador. Ele possibilita um grande uso da criatividade, que é uma ótima forma para encontrar soluções e tomar decisões. Assim, através da criatividade e da inovação é possível criar condições de sobrevivência às mudanças que nos atingem, tanto no universo profissional, quanto no pessoal. As empresas americanas têm por hábito estimular a prática do brainstorming com seus colaboradores para idealizar cenários de futuro, ou seja, projetar os negócios alguns anos ou décadas na frente, para encontrar soluções para produtos, vislumbrar o perfil e as exigências dos clientes, entre outras questões.
Você pode utilizar essa técnica na empresa em que trabalha ou na procura de um novo emprego. Isso também é empreender, inovar. Assim você exercita o intelecto, a criatividade e mantém um fluxo permanente de ideias. Sem contar que é um excelente exercício para projetar os cenários de futuro dos negócios de sua empresa ou da sua vida, o que, consequentemente, possibilita ações de investimento e de precaução e prevenção de riscos. A associação de várias ideias pode culminar na solução do problema, necessidade ou dificuldade em debate. Quanto mais ideias, mais possibilidades de negócios, parcerias, associações ou destaque profissional.
Participe da Conversa