Como, de forma ética, é possível cultivar um ambiente de promoção de resiliência ao longo de um processo de Coaching?
Está é uma questão bastante desejada e comentada entre os clientes.
Para o Coach que deseja atuar com ética, não basta falar de vez em quando a frase – aqui você está sendo resiliente, é necessário conhecer como se promove resiliência e atuar neste sentido ao longo de todo o processo.
A maneira simples de trabalharmos nessa direção é ter em foco um conjunto de pressuposições que possibilitam uma visão geral dos eventos estressores e nos livram de conversas ineficazes em termos de resiliência:
1. Em termos de fortalezas, o que está acontecendo na situação que está sendo trabalhada no processo de Coaching?
O que exatamente a situação nos revela quando o foco é colocado sobre as forças desencadeadas para reagir à situação trabalhada.
2. Qual é a percepção pessoal (do(a) cliente) diante do ocorrido?
Levantar quais são as percepções do momento e aquelas que podem ser evocadas (percepções, opiniões, sentimentos mudam no tempo) – e que remetem o(a) Cliente às suas fortalezas.
3. Quais são os elementos que promovem o surgimento das forças positivas?
Identificar no ambiente os fatores / dados que estão sendo combustível para que as fortalezas apareçam nas oito áreas da resiliência.
4. Análise honesta dos limites e possibilidades.
Olhar os fracassos do passado não ajudam. Coaching trabalha com a superação de limites atuais e de organizar um contexto propício para que as possibilidades construtivas ocorram.
5. Que novas aprendizagens é possível se ter de imediato ao se focar nas fortalezas e possibilidades?
Análises, reconhecimentos, lições, oportunidades de mudanças, desafios.
6. Que melhorias queremos realizar ou contribuir agora, com a consciência do potencial que foi trazido à tona?
Aprender a se olhar dentro de uma perspectiva de força e possibilidade é uma realidade que necessita ser visualizada ao longo do processo de Coaching.
7. O que necessitamos aprender para fazer isso?
Simplesmente aprender a olhar os clientes como reais fontes de fortalezas e possibilidades.
8. Como iremos medir e conhecer os índices de resiliência?
Utilizar as categorias da escala QUEST_Resiliência para ter dados relevantes em mãos e, a partir deles, por meio de perguntas estratégicas promover intervenções nos resultados dos clientes.
9. Em qual aspecto de trabalho ou desenvolvimento [meu ou dos clientes] isso se relaciona?
Creio firmemente que se aplica a todas as áreas da vida. Desde a gestão da empresa até ao enfrentamento de um câncer. A resiliência é universal!
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