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Trabalho em rede: O que é, sua importância e benefícios

Você sabe o que é trabalho em rede? Esta nova tendência vem ganhando corpo e vigor no mundo dos negócios, impulsionando as organizações e profissionais a entenderem os benefícios de se desenvolver trabalho em rede.

Trabalho em rede: O que é, sua importância e benefícios

Trabalho em rede: O que é, sua importância e benefícios

O fascínio e desafio contemporâneo em um mundo em constante efervescência política, econômica e sociocultural implica numa consciente compreensão do próprio papel de cada um e das organizações, também em constante mudança de conceitos e comportamentos.

Diante dessa dinâmica, um dos problemas mais complexos relaciona-se à produzir mais e melhor, com menos tempo e menor esforço,  respeitando-se os pilares da governança ambiental e social – ESG – ligados à ecologia, à preservação dos valores, reconhecimento da alteridade, equidade, respeito à individualidade e valorização das minorias, culminando em uma nova tendência que ganha corpo e vigor, impulsionando as organizações e profissionais a entenderem os benefícios de se desenvolver trabalho em rede.

O trabalho em rede é uma nova expressão dos comportamentos no mundo dos negócios, pois envolve a efetiva participação, colaboração e conexão entre profissionais independentes e empresas, geradas por meio de uma complexa conexão de relacionamentos e recursos compartilhados.

A tecnologia viabilizou o impulsionamento dessa nova modalidade, facilitando a comunicação e colaboração presencial e remota dos envolvidos nesse contexto.

Há vários modos facilitadores da criação e desenvolvimento do trabalho em rede, por exemplo, empresas reunidas em um espaço de coworking, no qual os profissionais das empresas ou segmentos específicos atuem lado a lado, promovendo o compartilhamento de técnicas, ideias, serviços, gestão, gerando para todos os melhores resultados.

É bem provável que os ganhos individuais sejam menores em um primeiro momento, mas inegavelmente os resultados, ao final, são superiores para todos.

Posso ganhar mais em um negócio específico, caso fosse fazer sozinho, mas ao participar de outros negócios, mesmo sendo monetizado em menores valores, a quantidade de negócios e oportunidades potencializam os resultados, não só em valores monetários, mas em expansão de contatos, utilização de relações em mídia digital, apresentações, fusão de trabalhos e ampliando a satisfação e expansão em geral.

Por exemplo, vamos imaginar que uma situação na qual várias organizações se unem para enfrentar um desafio comum, como a preservação do meio ambiente. Cada uma traz sua experiência e recursos para criar uma abordagem conjunta e por meio dessa colaboração, conseguem compartilhar conhecimentos, alavancar recursos e alcançar dividendos surpreendentes, praticamente impossíveis se fossem feitos por uma só organização.

Trabalhar em rede é perceber um respeitoso sistema de contato, flexibilidade e empatia necessários para colaborar, contribuir, ajudar e, simultaneamente, receber também os benefícios gerados pelos parceiros nesse ambiente.

Participo e muito tenho aprendido e vivido na prática essa experiência renovadora, transformadora e, certamente, benéfica a todos os envolvidos. Sou associado da Indelta Business, considerada uma empresa de conexões e orientações, especializada em estratégia de negócios. Sua filosofia é pautada em trabalho em rede e estabelece parcerias estratégicas com outras empresas do setor para expandir suas ofertas de serviços e, como consequência, alcançar um público mais amplo, oferecendo, desse modo, uma gama maior de soluções, incluindo serviços complementares que a empresa não poderia oferecer por conta própria.

Outro benefício gerado pela parceria é o aprendizado, troca de conhecimentos e experiências e melhores práticas, com isso viabilizando o acesso a novas oportunidades de negócios, expansão da base de contatos e a oferta de serviços mais abrangentes.

Dentro da estrutura da Indelta Business há uma série de ramificações que você pode tomar como exemplo:

  • Academy: congregando serviços de cursos, certificações e Business Developers;
  • Learning Innovation: apoiando startups, multicorporações e centro de educação e desenvolvimento humano;
  • Difusão Educativa: criando eventos, Summit anual e gerar publicações;
  • Hubs: formando estruturas em aprendizagens, fator humano, negócios, sustentabilidade e workspaces;
  • Talent Center: apoiando profissionais em transição de carreira;
  • Partners: gerando missões internacionais e certificações.

Uma das constantes falas dos responsáveis da Indelta Business, Francisco Martinez e Mark Moran, é que a Indelta não tem CEOs, ela atua de forma mais colaborativa, em uma estrutura horizontal, eis o poder da conexão para ambos os lados! Costumam dizer que a Indelta é “um oráculo e que não tem abelha rainha”, no qual “a responsabilidade é de todos e podemos tudo – essa é a nossa grande força”.

Essa afirmação flui como uma declaração do real significado da Indelta e do trabalho em rede: Um grupo de pessoas sonhadoras que se unem em seus próprios benefícios sempre visando o bem comum.

Para corroborar com essa visão, quase uma filosofia, materializada em empresas como na Indelta Business, cito alguns dos depoimentos dos acionistas e associados:

“É a oportunidade que pode ser revelada para todos os empreendedores que desejam ampliar a sua rede de negócios, conhecer novas ideias e modelos disruptivos de administração”.

“A Indelta me ajudou a sonhar um sonho grande e recomenda que procure a ajuda de pessoas que podem colaborar com você para a realização do seu sonho”.

“É o contato com um ambiente de negócios para potencializar a rede de conexões e de experiências, além de trabalhar com profissionais de alto nível de excelência”.

Por último, Livio Giosa, um dos associados, afirma:

“O maior benefício foi o de conhecer pessoas que a cada momento agregam valores em nossa rede – uma nova luz que intercede a nosso favor”.

Além de beneficiário, sou também um dos professores do curso Business Developers, compartilhando meu conhecimento e minha experiência para que os alunos desenvolvam suas potencialidades.

A primeira turma do curso BD foi concluída com sucesso agora em maio de 2023 – após seis meses de estudos em uma trilha completa de aprendizado dos executivos participantes para uma nova perspectiva de carreira ou complemento de seu trabalho a outras organizações corporativas.

A minha contribuição, que não poderia deixar de ser, foi a de apoiar esses profissionais no aprimoramento de suas habilidades de Comunicação para situações de mentoria, palestras, aulas, liderança, orientações, entrevistas, estímulo aos seus clientes para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Sugiro que você, se não está ainda conectado com essa perspectiva de serviços em rede, esteja atento por se tratar de uma tendência, sob meu ponto de vista, irreversível e positiva para todos os empresários e profissionais que desejam levar para o seu trabalho uma nova e valorosa forma de facilitar a obtenção dos melhores resultados para si mesmos e para as suas organizações.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre o que é trabalho em rede e os seus benefícios? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

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Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 39 anos de história formou mais de 130.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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