O início de um novo ano nos faz renovar as esperanças e idealizar novos planos. Mas o que nos leva a colocar em prática essas ideias e princípios para seguir os planos traçados? Estabelecer metas que sejam possíveis de serem concretizadas, é o primeiro passo. É preciso ter a clareza do que se almeja alcançar, conseguindo visualizar os benefícios e resultados que serão gerados, além dos possíveis obstáculos que precisarão ser enfrentados. Para construir um plano de ação efetivo é preciso estabelecer os objetivos, criando os desdobramentos que darão a direção para o futuro, mas sem deixar de se conectar e viver com atenção plena o momento presente.
Quais os componentes que fazem a diferença para que as pessoas alcancem seus objetivos? A combinação de automotivação e força de vontade são fatores preponderantes para que mesmo quando seja preciso enfrentar alguns obstáculos no caminho, se consiga ter o entusiasmo necessário para conseguir o que se deseja, proporcionando a força necessária para seguir adiante. Além disso, é importante procurar alinhar as metas aos valores pessoais e ao que realmente é importante e significativo.
Algumas capacidades podem ser aprendidas, praticadas e ensinadas para que se obtenha maior realização pessoal, tais como:
- Autoconfiança que é a habilidade de sentir-se confiante sobre o seu próprio esforço e valor;
- Autorregulação que é a capacidade de administrar as próprias emoções, conseguir organizar e controlar o pensamento para manter a mente focada;
- Determinação para ter engajamento e resiliência, sendo capaz de enfrentar os desafios da vida, aprendendo a lidar com as frustrações, mantendo o ânimo para persistir em alcançar os objetivos;
- Atitude positiva para conseguir enxergar o lado bom da vida, enfatizando a solução dos problemas e cultivando emoções positivas. Sendo capaz de desenvolver uma postura otimista perante a vida.
Ao utilizarmos essas características, ensinamos nossos filhos a fazerem o mesmo. Somos um exemplo e os ajudamos quando cuidamos para ter uma comunicação e uma postura mais positivas, buscamos ter a coerência necessária e a consistência entre o que falamos e o que fazemos.
Com tantos papéis que precisamos desempenhar nos dias atuais, devemos cuidar para não estarmos emocionalmente distante dos filhos, sendo excessivamente críticos, punitivos e exigentes quando eles falham, o que pode vir a acarretar ansiedade e desamparo. Por outro lado, temos uma grande tendência em buscar protegê-los das adversidades e dos sofrimentos, procurando lhes proporcionar o máximo possível. Mas isso não os ajuda a enfrentar as dificuldades para que possam aprender a ter a capacidade de se recuperar rapidamente quando experimentarem algum tipo de fracasso, tendo a oportunidade de aprender com ele e se fortalecer para seguir em frente.
Uma das preocupações que temos enquanto pais é sermos capazes de ajudar nossos filhos a desenvolverem as características necessárias para que consigam prosperar. Algumas capacidades podem ser desenvolvidas com treino e repetição, mas outras são mais subjetivas. Os pais emocionalmente presentes, que proporcionam uma relação saudável, afetuosa e acolhedora com os filhos são capazes de cultivar uma base segura, que os ajuda a desenvolver sua autoconfiança.
Proporcionar um bom ambiente familiar, com cuidado afetuoso e relacionamento próximo, que seja acolhedor e seguro, que proporcione espaço para uma escuta ativa, que valorize as opiniões, que promova diálogo orientador, que proporcione tempo de qualidade junto, além de promover um funcionamento saudável, faz com que os filhos se sintam amados, valorizados e dignos de confiança. Esses benefícios lhes acompanharão por toda a vida e os ajudarão a ter mais autonomia para alcançar seus próprios objetivos.
Para alcançar o que se deseja é preciso planejar e trabalhar para que o futuro que sonhamos realmente aconteça, através do resultado de nossos esforços. Frequentemente o que mais desejamos para nós e para a nossa família é cultivar bons relacionamentos e poder conquistar uma vida feliz, plena e significativa.
Danielle Gomes
Participe da Conversa