Transição de Carreira: Aprenda Como Mudar Sua Rota Profissional
Eu costumo dizer que não somos uma profissão e sim que estamos em uma profissão.
Tudo no mundo está em constante transição, inclusive os sonhos, objetivos, metas, prioridades, estilo de vida…
A carreira é a sua jornada profissional. Você deve ter reparado que durante e após a pandemia, muitas pessoas precisaram se reinventar, não é mesmo?! A busca por novas opções profissionais vem aumentando gradativamente.
Os motivos podem ser diversos, desde insatisfação com o atual emprego, busca por maior remuneração, novo propósito aliado aos objetivos pessoais ou até mesmo para explorar novas habilidades e conhecimentos…
Porém, toda mudança desperta dúvidas e inseguranças, sobretudo quando se trata de trabalho, não é mesmo?
Afinal, não é só mudar de carreira, o trabalho, a empresa ou as atividades executadas, têm muita coisa em jogo nesta decisão.
A transição de carreira pode ser um momento desafiador, mas também pode ser uma oportunidade para se desenvolver e crescer.
É importante lembrar que não há idade certa para mudar de carreira e que muitas pessoas passam por essa transição em diferentes momentos de suas vidas.
O ideal é realizar a transição de forma segura e consciente, fazendo um bom planejamento, porém sabemos que nem sempre acontece desta forma.
Muitas vezes é possível escolher uma nova profissão conforme suas habilidades, competências e propósito de vida, mas em outras, o profissional pode não ter muitas escolhas, e a necessidade financeira pode sobressair aos seus desejos, lhe obrigando a aceitar o que tiver disponível no momento.
Isso não significa que este profissional não terá novas oportunidades, apenas estará realizando atividades que irão suprir as suas necessidades momentâneas, e no paralelo poderá ganhar mais tranquilidade para se planejar melhor.
O profissional pode transitar em diversas atividades, quantas vezes achar necessário, inclusive hoje é possível ter dupla, ou tripla jornada, desde que não haja conflito de interesse entre as atividades e as empresas onde atua, que não comprometa o acordo contratual e as suas entregas.
É importante ressaltar que a transição de carreira não é algo fácil. É necessário planejamento, estudo e orientação profissional, para enfrentar os desafios que virão pela frente, de forma segura e consciente.
Uma vez definida que essa transição irá acontecer, o primeiro passo independente de ter um acompanhamento profissional de um coach ou não, é fundamental que você faça uma autoavaliação de suas habilidades, competências, momento atual de vida, interesses pessoais e profissionais, sonhos, objetivos , metas e valores pessoais. Isso pode ajudá-lo a identificar quais são as profissões que mais se adequam ao seu perfil.
Além disso, é importante fazer uma pesquisa de mercado detalhada, sobre as oportunidades de trabalho disponíveis em sua área de interesse, o piso salarial para avaliar se está adequado aos seus objetivos, bem como as habilidades e a experiência necessárias para essa nova carreira.
Com essas informações, você poderá escolher de forma consciente, a sua nova atividade profissional.
Você também pode considerar a possibilidade de fazer cursos ou treinamentos para adquirir novas habilidades e conhecimentos. Isso ajudará você a ter certeza se, de fato, você gosta desta atividade escolhida. Até mesmo atuar de forma voluntária em alguns projetos que permitam você desenvolver novas habilidades e conhecer novas oportunidades profissionais.
Lembre-se, a transição de carreira pode ser um processo demorado. E você pode ter muitas dúvidas e inseguranças, mas se você estiver disposto a trabalhar duro e se dedicar, ou até mesmo contratar um coach que irá lhe ajudar no direcionamento, poderá alcançar suas metas profissionais mais rápido de forma segura e encontrar maior realização em sua vida.
Caso queira conversar a respeito, de uma possível transição de carreira, eu fico à disposição!
Afinal, além de coach especialista em transição de carreira e desenvolvimento de líderes estratégicos, eu como profissional já realizei quatro transições em minha carreira. A primeira foi do mercado financeiro para o meu projeto Mãe. Depois, na segunda, concilie este projeto Mãe com a vontade de empreender. Fundei uma consultoria de performance onde atuei ajudando várias empresas e profissionais por cinco anos. Então decidi voltar para o mercado, fazendo a minha terceira transição, onde conheci novos segmentos como cooperativa de crédito, consultoria tecnológica e startups. Hoje estou na minha mais recente transição, para atuação em Conselhos Consultivos em startups, pequenas e médias empresas.
Saiba que vivenciei as angústias das incertezas, arrisquei de forma planejada e não planejada, já joguei tudo para o alto em busca de novas realizações e te garanto que valeu a pena cada momento vivido, aprendi com todas essas experiências. E você não precisa passar por um processo árduo ao decidir pela sua transição. Eu posso facilitar o seu processo, te ajudando a não cair nas armadilhas, que eu mesma cai durante essas transições.
Hoje me sinto feliz e realizada profissionalmente, desejo que você se sinta feliz e viva essa jornada de forma leve e consciente.
Gostou do artigo?
Quer aprender como mudar a sua rota profissional, sua carreira, sua profissão? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Por que é Importante Definir um Posicionamento Profissional?
Participe da Conversa