Transparência – Um dos principais valores no mundo dos negócios
Em uma recente pesquisa que fiz sobre valores das empresas, figurou como um dos principais: a “TRANSPARÊNCIA”.
Mas, o que são valores de uma pessoa ou de uma empresa?
São escolhas dos dirigentes e colaboradores de uma organização, e refletem seu modo de ser no contexto no qual ela existe. São formados por crenças, filosofia e a atitude esperada de cada um dos colaboradores e envolvidos com seus objetivos. Isso irradia ao mercado a sua imagem, o seu posicionamento, gerando com isso a motivação uníssona para os resultados esperados.
Podem ser considerados também as regras de conduta, condizentes com a sua missão.
Diante de tantos valores, como ética, integridade, excelência no atendimento, espírito de equipe, confiança, gratidão, paixão. Quero focar a atenção no valor “Transparência”. O que significa e a justificativa por ser um dos mais utilizados dada a sua importância e seus reflexos interna e externamente. E se, devidamente aplicados e incorporados, tendem a fortalecer a imagem e a atuação da empresa ou da instituição que adota esse princípio.
Transparência mostra simplesmente aquilo que é, nem melhor, nem pior. É a dimensão da realidade.
Diante de um cenário conturbado, concorrência acirrada, disputa feroz pelos clientes, ainda mais, tendo como um pano de fundo uma cultura generalizada de propinas e corrupção, instalada nos meios de comercialização, e político, manter-se íntegro e transparente parece algo difícil de ser conquistado, mas que deveria ser simples e normal.
Muitas negociações escondem agendas ocultas, “pedágios”, benefícios diretos ou indiretos aos envolvidos em negociações. Isso principalmente em grandes negócios, nacionais e internacionais, prevalecendo o poderio de grandes monopólios e interesses de profissionais detentores de poder, mas desonestos.
Muitos contratos contêm: letras miúdas, que quase ninguém lê, mas escondem as armadilhas que aparecem quando surgem ocorrências. E pega de surpresa quem, de boa-fé, não verificou essa artimanha utilizada para não ressarcir eventuais despesas ou pagar o que, teoricamente deveria ser pago.
A transparência pressupõe coragem de assumir, sem medo; jogar com cartas abertas, evidenciando à integridade da empresa ou da pessoa que assim age.
Vi, um dia desses, o Ministro Paulo Guedes, em uma entrevista, respondendo a um repórter que indagava sobre a forma truculenta que o presidente Jair Bolsonaro fala, muitas vezes de forma explosiva e temperamental e ele respondeu:
– Ser transparente é o que o brasileiro precisa. Tem muita gente transparente, mas não tem bons modos e muita gente que tem bons modos, mas não tem princípios.
A transparência está presente em todos os segmentos das relações humanas. Por exemplo, em nosso governo com o “Portal da Transparência”, mantido pela Controladoria Geral da União (CGU). A meta é apresentar os valores orçamentários e a execução de despesas do Governo Federal, relacionadas ao enfraquecimento da pandemia de coronavírus em todo país. Com a divulgação dos gastos específicos relacionados à situação da saúde pública, a CGU reforça a importância da transparência para o robustecimento do controle social. Além disso, reúne e disponibiliza em um único local, as informações financeiras e orçamentárias do governo.
Em nível de empresas, a transparência determina a credibilidade ou não da sua performance no mercado na qual atua, junto aos stakeholders. Ampliando ou minimizando sua imagem e a sua reputação. Toda informação é fundamental e pode melhorar ou piorar sua atuação e até comprometer a sua permanência no mercado.
Para as pessoas, em geral, vinculada à sua identidade e personalidade, a transparência evidencia quem de fato são, o que pensam e o que sentem. Mostram seu jeito de ser, de se comportar nas mais variadas situações e no desempenho dos seus mais variados papéis.
Alguns benefícios gerados pela transparência em qualquer contexto:
- Estimula a confiança entre as pessoas, a credibilidade gerada por quem assim age, inspirando também a reciprocidade. E assim promove também o mesmo comportamento em quem se sentiu merecedor de confiança;
- Reforço do comportamento assertivo, gerador da lealdade, do vínculo forte da responsabilidade entre as pessoas, no mundo dos negócios, dos contratos e relacionamentos em geral;
- Cria-se um ambiente sinérgico, no qual todos evoluem, pois a transparência gera trocas honestas e generosas. Dessa maneira, cria condições favoráveis para o aprendizado mútuo, com compartilhamentos de feedback e aprendizados com os próprios erros;
- Imagem fortalecida, quer seja no âmbito pessoal ou institucional. Isso porque a transparência reflete a verdade, aquilo que é, os fatos, as informações corretas. Além disso, o valor da palavra dada, a integridade e a intenção de construir relações baseadas na confiança.
Por fim, ser transparente exige uma clareza de princípios, coragem para agir e persistência para não sucumbir ao comportamento fácil e tentador das mentiras e falsidade tão comuns no mundo dos negócios.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Transparência no mundo dos negócios e na vida? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/
Confira também: Palestrante como Carreira – Que Tal esse Desafio para Você?
Participe da Conversa