fbpx

Tríade do Sucesso: Como fazer o que ama e ainda colher bons frutos?

Você acha que agora é a hora certa de se mover na carreira, subir de posição, ou de investir no trabalho que se ama? Para você acertar na definição do seu nicho e na sua segmentação você precisa da Tríade do Sucesso, você sabe qual é?

Tríade do Sucesso: Como fazer o que ama e ainda colher bons frutos?

Tríade do Sucesso: Como fazer o que ama e ainda colher bons frutos?

Olá, tudo bem?

Hoje vou falar sobre carreira. Você sabe qual é o seu propósito de vida? Sim? Não?

Bem, se sua resposta foi um retumbante NÃO, seja muito bem-vindo à grande maioria da população.

Geralmente, o que acontece antes de a pessoa descobrir o seu propósito de vida, quando ainda não sabe a missão da sua vida?

Muitas pessoas ficam nessa busca constante pelo simples fato de não conhecerem a si mesmas. Ficam pulando de um trabalho para outro, inscrevendo seus currículos em processos seletivos e sites de vagas, em busca de alguma realização profissional ou apenas financeira.

Então, vou pedir que você responda sobre aquela que talvez seja mais importante pergunta sobre a sua carreira:

Você acha que agora é a hora certa de se mover na carreira, subir de posição, ou de investir no trabalho que se ama?

A resposta a esta pergunta não se resume apenas em pedir um aumento ou promoção, mas ter a decisão de investir na carreira, investir tempo, dinheiro, suor ou energia. A resposta é sobre a decisão de se envolver em um trabalho específico, e muitas vezes abrir mão de outras coisas para estar no lugar em que você tanto deseja.

É uma questão de diferentes dimensões, não apenas de direção. Se mover na sua carreira é progredir no trabalho, na sua função ou na empresa (mesmo que seja a sua própria empresa). Claro, aqui também pensamos em “promoção” ou “ser promovido”. Mas neste caso, tudo diz respeito a DESENVOLVIMENTO.

O desenvolvimento profissional é uma busca constante na carreira de qualquer pessoa. Mover-se para frente, seja na função atual, na empresa em que trabalha ou em seu próprio negócio, é essencial para alcançar o progresso.

Esse é o momento no qual se faz necessário aplicar uma ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO baseada em, não apenas em quem você é ou foi, mas em quem você deseja ser!

Para você acertar na definição do seu nicho e na sua segmentação você precisa encontrar algo que:

Você seja extremamente APAIXONADO, pois vai passar a maior parte da vida falando sobre isso,

Você tenha muito CONHECIMENTO e domínio sobre o assunto e sobre esse segmento de clientes,

E que você saiba que conseguirá RENTABILIZAR. Ou seja, você tem que mirar nos clientes que podem e querem te pagar pelo seu trabalho. Caso contrário, passe a vida fazendo voluntariado!

Ao escolher uma causa que você seja extremamente apaixonado, você terá a motivação necessária para enfrentar os desafios e dedicar-se integralmente a essa área. Aí sim o seu ânimo será quase infinito!

Reflita sobre seus interesses, valores e o que desperta entusiasmo em você. Explore diferentes áreas e descubra aquela que realmente o motiva e o inspira, que faz seu coração pular de alegria. Identifique um problema específico dentro desse campo que lhe desperte uma paixão profunda. Uma vez encontrada, mergulhe de cabeça e dedique-se com toda a energia.

Em seguida, busque adquirir conhecimento e domínio sobre esse assunto. Pesquise, estude, converse com especialistas, participe de eventos e conferências relacionadas à área escolhida. Invista tempo em pesquisa, estudos, cursos e experiências práticas para obter um amplo conhecimento e domínio sobre o assunto.

Aprofunde-se nos aspectos teóricos e práticos relacionados ao seu campo de interesse, tornando-se um especialista reconhecido. É hora de botar a mão na massa e virar um expert! Quanto mais conhecimento você tiver, melhor será capaz de identificar soluções inovadoras e efetivas para enfrentar o problema em questão.

No entanto, para garantir a rentabilidade, é fundamental direcionar seus esforços para um segmento de clientes que esteja disposto e seja capaz de pagar pelo seu trabalho. Identifique quem são os potenciais clientes ou parceiros que podem se beneficiar diretamente com a solução que você está oferecendo e estejam dispostos a investir nela.

Em resumo, encontrar algo que você seja extremamente apaixonado, tenha conhecimento e possa rentabilizar envolve identificar uma causa que lhe desperte paixão, adquirir conhecimento e domínio sobre o assunto, identificar um segmento de clientes que esteja disposto a pagar pelo seu trabalho e desenvolver uma proposta de valor sólida.

Com essa receita na mão, a tríade do sucesso, você estará preparado para gastar a maior parte da sua vida falando sobre o assunto que ama e ainda colher os frutos financeiros. Agora é só se jogar e conquistar o mundo!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre sobre a tríade do sucesso, como fazer o que ama e ainda colher bons frutos? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um forte abraço e BOAS REALIZAÇÕES!

Paula Quaiser
https://www.linkedin.com/in/paula-quaiser

Confira também: Inteligência Artificial e ChatGPT: Definitivamente o Futuro chegou!

 

⚙️ Saiba mais
Paula Quaiser é Founder da Canvas Academy & Business Coach. Pós-Graduada em Gestão e Marketing pela ESPM, Certificação Internacional BCI – Behavioral Coaching Institute pela AbraCoaching e pela We Create Coaching Portugal. Certificada em Business Modeling Canvas com Alexander Osterwalder em 2011, e Master Coach Business Model You, Certificação com Timothy Clark em Londres, 2014 (primeira brasileira certificada em BMY). Foi consultora integral da incubadora de empresas Experimental AD/Venture, mentora de empreendedorismo da Prefeitura de Porto Alegre através do POA Digital, mentora do Startup Weekend, e Business Coach desde 2012. Palestrante internacional, em mais de 10 cidades entre Europa, EUA e Brasil. Autora do método Canvas Coaching no Brasil, fundadora da Canvas Academy. Coautora do livro Business Model Teams, com Timothy Clark e Yves Pigneur. Indicada ao prêmio BID-Star Quality Awards em Genebra, Suíça, pela qualidade da inovação no coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa