Tudo virou de cabeça para baixo na pandemia!
O processo de transformação digital precisou ser implantado às pressas.
No começo falava-se que a RETOMADA deveria ser acelerada. Mas, mesmo com tudo praticamente fechado, saiu na frente quem realmente acelerou a transformação mesmo com as portas fechadas.
Muitos quebraram esperando para ver o que iria acontecer ou iniciativas de terceiros.
E, claro, surgiram diversas inovações ou acelerações que de fato não esperávamos.
Uma delas é o que chamamos de Omnichannel. Ou multicanal. Ou mesmo a mistura do físico com o digital (PHYGITAL).
O que é isso?
Simplesmente estar preparado para VENDER por todos os canais, mas vender de verdade e não fazer marketing somente (sem nenhum demérito).
Imagine a seguinte situação se colocando no lugar de um comprador.
Você está com seu celular na mão, vê uma postagem no Instagram (poderia ser em qualquer lugar) de um tênis e então curte. Depois disso, recebe um voucher pela plataforma que você viu o tênis e agradece. Alguém então faz um contato para enviar pelo WhatsApp para você imprimir, vai até a loja e compra. Deixando assim mais completa a jornada de compra ao desenhar mais isso na cabeça da pessoa.
Vamos mudar um cenário rapidinho? Ao invés de ir na loja, você recebe um link e compra.
Note que você foi um comprador Omnichannel. Começou a relação pelo Instagram, então virou uma conversa de Whatsapp, foi até a loja ou recebeu em casa. Veja quantos canais foram usados em uma única compra.
As perguntas mais valiosas disso tudo, a saber:
- Sua empresa está preparada em todos os canais para VENDER e se relacionar um a um?
- Sua equipe está preparada para VENDER em todos os canais, prospectar em todos os canais e tudo um a um?
Vamos acrescentar mais componentes importantes!
Imagine um negócio que não tenha movimento (cenário comum na maioria deles) e que precisa gerar oportunidades do zero. Será que os times sabem prospectar clientes a partir das curtidas de uma postagem? Sabem transformar uma curtida em conversa individual para outro canal? Do total de postagens, quantas interações são geradas e dessas interações quantas então viram vendas multicanal? E das vendas geradas, quantas viram, de fato, relacionamento frequente com compras?
Veja que a aceleração trazida pela pandemia, não trouxe problema. Trouxe uma enorme oportunidade.
E essa oportunidade está no fato que cada canal digital é maior em potencial do que qualquer canal físico.
O principal é que empresas de TODOS os segmentos, ou de fato aprendem a VENDER Omnichannel, ou infelizmente tendem a desaparecer.
Portanto, ou aprendem a vender Omnichannel, ou o caminho pode ser mais difícil do que se imagina.
Segundo grandes nomes do varejo, somente 2% dos empresários estão aptos a fazer dessa forma! Os outros 98% estão buscando formas e atividades desordenadas que podem colocar assim todos em risco.
Foi pensando nisso que grandes empresários se uniram e criaram a primeira Escola de Formação para Vendedores Omnichannel.
Fábio Fiorini (empreendedor serial), eu (executivo de grandes corporações), e o conselheiro estratégico Alberto Oyama (um dos respeitados multifranqueados do Brasil e Diretor de Franqueados da ABF – Associação Brasileira de Franquias), e agora o fundo Bossa Invest como investidor anjo, criaram uma plataforma de educação e execução que ajudará as mais de 7 milhões de micro, pequenas e médias empresas nacionais a venderem de verdade no Omnichannel, usando todos os canais e de forma ativa, sem depender dos movimentos de mercado.
Uma escola com valor que cabe no bolso (As empresas irão investir menos do que o que se gasta com chocolate toda tarde pra aliviar o estresse por não bater as metas de vendas), com uma plataforma de aprendizagem voltada à execução de adultos, com conteúdo mão na massa e de como colocar em prática e com a tecnologia de um personal performance, que coloca os alunos para executarem hoje melhor que ontem, ou seja, um pouco melhor a cada dia, a Escola de Formação de Vendedores Digitais vem para revolucionar e democratizar o ensino e resultados Omnichannel do Varejo, Franchising e Small Business do Brasil.
Para saber mais sobre a Escola de Formação de Vendedores Digitais, então acesse https://nobyacademy.com.br
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre omnichannel, canal digital e phydigtal? Entre em contato conosco. Teremos muito prazer em responder.
Sucesso e boas vendas!
Glauco Vega
https://www.instagram.com/glaucovegaoficial/channel/
Confira também: VAI DAR TUDO CERTO! Ou você ainda não acredita?
Participe da Conversa