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Um Hábito a Ser Cultivado: Como Incentivar a Leitura e o Pensamento Crítico

Aprenda estratégias práticas para incentivar o hábito da leitura e fortalecer o pensamento crítico. Descubra como educadores, familiares e líderes podem transformar vidas ao promover o acesso ao conhecimento e à reflexão.

Um Hábito a Ser Cultivado: Como Incentivar a Leitura e o Pensamento Crítico

Um Hábito a Ser Cultivado: Como Incentivar a Leitura e o Pensamento Crítico

Ler, para quê?

Hoje e sempre a nossa vida está muito ligada ao conhecimento. Esse conhecimento implica não só na prática, mas principalmente nos fundamentos teóricos e embasamento científico. O que possibilita aliar teorias e práticas, permitindo ao indivíduo uma consciência crítica e condições de questionar e investigar a realidade.

Por esse motivo, o indivíduo, desde a infância, deve ser preparado, incentivado e desperto para o hábito da leitura. Muitas vezes, a falta de infraestrutura familiar, educacional e condicionamento cultural mantêm as pessoas distante daquilo que poderíamos reconhecer como necessário para o seu desenvolvimento.


O que leva ao distanciamento dos livros?

O acesso à leitura não deve ser considerado “um luxo”. Isto se aplica às crianças e jovens que pertencem a uma classe social mais favorecida, bem como àqueles não incluídos e que têm pouco ou nenhum acesso ao conhecimento. Quem, de alguma forma, não é estimulado à leitura, dificilmente se desenvolverá de maneira eficaz. Os motivos da falta de interesse são muitos e aqui citamos apenas alguns:

  • Não estabelecer contato com pessoas que lhes desperte e oriente para algum tipo de literatura;
  • A família, pela herança cultural ou acomodação, não está preparada para lhe dar embasamento;
  • O professor, na escola, nem sempre está suficientemente motivado para dizer-lhe que crescer também é aprender a ler coisas que com ela se identifiquem, da realidade à ficção: jornais, livros educativos, artigos, conteúdos científicos, bons romances clássicos ou não etc.
  • A televisão apresenta os seus modelos prontos, não havendo lugar para a imaginação. Assim, o telespectador se entrega a uma postura cômoda, fácil e viciosa, tolhendo, a si próprio, muito daquilo que possibilite a criatividade. Não adianta dizer que a TV é igual ao jornal, a revista, ao livro, pois uma coisa é ler e aprender a refletir, a outra é empregar a visão e audição para captar a mensagem passivamente, sem tempo de formular juízos, porque a mensagem é tão rápida e envolvente, que surge, impregna e desaparece num passe de mágica, focalizando no vídeo apenas o detalhe e não o contexto dos acontecimentos;
  • A criança ou o jovem muitas vezes é obrigado a trabalhar durante o dia para o sustento da casa. O seu comparecimento a escola já vem carregado de cansaço e desinteresse.

É possível despertar o interesse?

A escola e a televisão poderiam ser os melhores caminhos. Mas de que forma? Se algumas escolas se fecham nesse sentido e a televisão só transmite sensações e não conscientizações.

O interesse pode ser um motivo compensatório para o cansaço, mas quem lhe despertará esse interesse? O professor, o educador, figura designada para este fim, também está imbuído de imparcialidade e aplica métodos instituídos que não condizem com a realidade do indivíduo. A figura do professor ou qualquer outro educador, a própria família, devem estar conscientes para promover mudanças nesse sentido, por exemplo:

  • Criar dentro da sala de aula um lugar para leitura com material literário que “toque” crianças e jovens;
  • Promover visitas a bibliotecas e divulgá-las;
  • Promover clubes de leitura e estimular crianças e jovens à sua participação;
  • Conscientizar, o indivíduo, que a falta de recurso financeiro não é o principal impeditivo para acesso à cultura.

O nosso maior problema não está condicionado ao processo econômico, mas principalmente ao processo sociocultural e educativo.

Com o progresso tecnológico, a instituição pode fazer um trabalho divulgando e promovendo a boa literatura no sentido de desenvolver a sensibilidade e a individualidade do jovem e não o tornar mais um alienado. Não é o progresso tecnológico que leva o homem ao desinteresse e sim a má utilização dos recursos, a acomodação e o posicionamento acrítico.

Aprender a ler bons e variados autores, onde se possa encontrar exemplos de beleza e bom gosto literário, trará ao leitor o preenchimento de momentos vazios, ganho de autoestima, cultura, pensamento crítico, preparo para um crescimento, pessoal e social, saudável e pleno de criatividade.


Está difícil avançar sozinho?

Educadores, familiares e outras pessoas que pretendem ajudar crianças e jovens, neste contexto, mas estejam com dificuldades, peçam ajuda de um profissional que saberá como lhes apoiar na jornada de preparar nossos jovens no seu desenvolvimento cultural.

Para tanto, este profissional se comunicará de forma bastante objetiva, utilizando metodologias, ferramentas e estratégias focadas para a sua necessidade, com o propósito de potencializar capacidades, desenvolver competências de autoliderança, mudar comportamentos, aumentar autoconfiança pessoal e profissional. Ou seja, contribuir na sua transformação de vida, para que você consiga atingir seus objetivos com resultados positivos.


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Quer saber mais sobre como estimular pessoas ao hábito da leitura? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em lhe falar a respeito

Inspirar as pessoas à nossa volta com atitudes positivas. Esta é a nossa contribuição!!

Graça Bogéa
Especialista em Saúde Comportamental de Pessoas e Organizações
Soluções Geradoras de Alta Performance
https://www.linkedin.com/in/coach-graca-bogea
https://www.gracabogea.com.br/
coach@gracabogea.com.br

Confira também: Autoliderança: O que é e como Desenvolver essa Habilidade Essencial

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Graça Bogéa é Pedagoga, Especialista em Saúde Comportamental, Orientadora Vocacional e Profissional, Mentora de Carreira, Master Coach e especialista em Programação Neurolinguística (PNL). Com uma trajetória marcada pelo acompanhamento e apoio a inúmeros clientes na superação de obstáculos, Graça tem sido uma força motriz no auxílio aos seus clientes para alcançarem seus verdadeiros desejos e objetivos, conduzindo-os a uma vida mais significativa e gratificante. Essa dedicação e paixão pelo desenvolvimento humano e profissional continuam sendo o foco central de sua atuação.
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