Ultimamente, não só porque a influência da digitalização na vida das pessoas é um tema bem atual, como também por eu estar envolvido em estudos avançados sobre isso, tenho trazido aos leitores um pouco de provocação e muito de estímulo para que não percam essa onda de tecnologias que, a cada dia, mostra-se mais forte e presente no nosso cotidiano. É fundamental aprender a surfar sobre ela…
Continuo muito assíduo no acesso a pesquisas publicadas pela Harvard Business Review. Desta vez, a inspiração vem de um texto de Jim Snabe, Chairman do Center for Global Industries e membro do Fórum Econômico Mundial. Segundo ele, a digitalização é a causa de transformações abrangentes e em larga escala para vários aspectos dos negócios que hoje conhecemos, proporcionando oportunidades incomparáveis na criação e captura de valor, mas também sendo fonte de grande risco.
O autor comenta sobre casos que são bastante emblemáticos: Uber, a maior empresa de táxi do mundo, ainda que tenha nascido com outro objetivo, não possui veículos. O Facebook, o dono de mídia mais popular do mundo, não cria nenhum conteúdo. O Alibaba, o revendedor de produtos mais valioso, não possui inventário. E o Airbnb, maior provedor de hospedagem, não possui imóveis. Não há dúvida, no entanto, de que a complexidade dessas transformações e o impacto que têm no mercado de produtos e serviços, como um todo, é verdadeiramente sem precedentes.
Eis aí a grande oportunidade para os Coaches mais experientes contribuírem com seus clientes. Essa transformação começa e termina nas pessoas pois, ao final de tudo, a tecnologia e a digitalização em larga escala não existiriam sem que alguém estivesse sendo seus usuários diretos, gerando também impactos na sociedade à sua volta. Os líderes empresariais, de todos os setores, estão lidando com as implicações estratégicas das transformações que acontecem em suas organizações e ecossistemas, algumas vezes, mudando as cadeias de valor e a natureza do negócio.
De acordo com um relatório do Departamento do Trabalho dos EUA, 65% das crianças de hoje estarão dedicadas a trabalhos que ainda não foram inventados. Isso tem implicações significativas sobre como essas crianças precisam ser educadas e treinadas, além de obrigar que os adultos se questionem sobre a longevidade de seu emprego e como estarão ganhando a vida no futuro. O Coach profissional deverá estar apto a ajudar seu cliente nas práticas de contratação e criação de parcerias estratégicas, dentro e fora do seu ecossistema de negócio.
Vivemos momentos muito emocionantes. Hoje, o mundo encontra oportunidade única para que líderes globais possam contribuir com um futuro melhor e sustentável, sem discriminar povos, etnias ou credos. Ao mesmo tempo, também coloca uma responsabilidade importante sobre os ombros de cada pessoa para garantir que essas transformações tenham impacto positivo nas empresas e na sociedade. E você, profissional de Coaching, tem feito a sua parte? Preparado para esse desafio? Atualizado para encarar seu cliente sem medo?
Participe da Conversa