Já circularam aqui no fórum muitas postagens tratando de como se pode construir uma apresentação vitoriosa. Curiosamente, sempre que se trata de “apresentação” existe a associação direta e clássica com o PowerPoint (ou, ainda em menor escala, com o Prezi). Há certa confusão entre conteúdo e forma, como se a técnica de montar as telas da apresentação fosse salvar o apresentador das falhas de argumentação e de conteúdo.
Ficou claro esse ponto? A técnica de formatar a apresentação é importante, mas vem bem longe do essencial, que é se desenvolver o conteúdo de maneira clara, objetiva e dinâmica. Neste caso, vamos esquecer do formato e dar ênfase ao conteúdo. Só como detalhe, eu pessoalmente tenho buscado me independer de telas projetadas e venho dando foco em verbalizar as ideias, sugestões, propostas e conclusões. Em uma aula, a apresentação estruturada ainda é adequada, mas, em uma palestra, a plateia espera conteúdo com base em retórica, postura e dinâmica.
Vamos supor que você foi convidado a explicar a importância e a aplicação do Coaching para os executivos de uma empresa (um potencial cliente). O atual comportamento do público de negócios é bem diferente daquele de anos atrás. Hoje, esse público está bem informado e conectado por força da tecnologia, mídias sociais e Internet. Isso afeta incrivelmente as apresentações e a maneira de vender sua ideia, projeto ou serviço. Vale lembrar, todos vendem algo e, para o Coach, saber vender um algo intangível, como a sua competência, deve ser a sua grande especialidade.
Uma apresentação vencedora mantém o foco em como seu produto e/ou serviço conseguirá fazer a diferença para cliente. Para isso, um caminho é fundamentar a mensagem com pontos de prova, tais como prêmios, certificação, depoimentos de clientes, estudos de caso, etc. E se vender é a necessidade que o Coach tem pela frente, quais as melhores dicas para formar a argumentação do conteúdo que permita ganhar a confiança e o respeito da plateia?
Para começar, as pessoas não estão morrendo de vontade de comprar o seu serviço, mas você é que está morrendo de vontade de vender para eles. Os clientes não estão com pressa e, de fato, as tendências recentes indicam que é provável haver rejeição a todo aquele que se tornar muito insistente em vender algo. O que realmente cativa a plateia são resultados possíveis e reconhecimentos.
Portanto, as suas mensagens-chave devem dar destaque para os benefícios que o seu serviço oferece. Veja bem, são os benefícios agregados como diferenciais em relação aos concorrentes (você sabe avaliar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência?). Deixe de lado promessas e autopromoção, e centre-se em dar visibilidade ao reconhecimento de sua competência por depoimentos e premiações. Treine as respostas para possíveis perguntas dos presentes e, acima de tudo, mantenha um sorriso confiante. Nenhuma plateia suporta um apresentador mal humorado!
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