Uma Boa Experiência para o Cliente exige Bons Profissionais
Além dos indicadores, ouça seus colaboradores, principalmente os que estão na linha de frente com os clientes, pois através deles, e do que apresentam em relação a fatos e percepções é possível ter um termômetro de como está a experiência do cliente.
Pode ser através de reuniões periódicas ou até mesmo em forma de pesquisa. O importante é que essa ação seja democrática e com regras transparentes. Assim todos se sentem seguros em apresentar dados sem se preocuparem com represálias.
É importante apresentar o propósito de cada ação, desta forma engajará melhor as pessoas.
Aproveite as ideias, do time da linha de frente. Afinal são eles que estão no contato direto com seus clientes.
Dê autonomia para solução rápida de problemas, desta forma cria-se um senso de responsabilidade e de pertencimento em relação aos resultados.
Mas para proporcionar uma boa experiência para seu cliente, não basta ter os melhores profissionais é preciso proporcionar valor a seu cliente!
Se o cliente não entende qual é o propósito do seu trabalho, o diferencial em relação ao mercado e aos concorrentes, ele então não irá valorizar sua empresa como você gostaria!
Mostre para seus clientes e colaboradores, o porquê a empresa existe, qual é o impacto e o diferencial dos produtos e serviços prestados, e o seu diferencial!
Falar e escrever, em letras elegantes, em painéis espalhados pela empresa não basta! É preciso demonstrar de fato na prática!
O encantamento está relacionado à percepção de valor que o cliente tem sobre a marca.
O Cliente não compra a marca, mas sim a solução que ela proporciona.
O encantamento se dá desde o início do relacionamento, na escuta ativa, na empatia, no atendimento personalizado, até a solução, e a entrega ágil com qualidade.
Para ofertar a melhor solução é preciso conhecer o seu cliente, as necessidades, os valores, e principalmente cuidar dos detalhes dos seus processos, para que nada escape do padrão de qualidade.
Não existe nada que o cliente queira mais, além da solução, do que ter a percepção de que ele é especial para a empresa de alguma forma!
Você concorda com esse ponto de vista?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como proporcionar uma boa experiência para seu cliente? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
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