Hoje vou explorar um estudo desenvolvido há dois anos, financiado pelo Institute of Coaching e pelo McLean Hospital, duas organizações americanas que investem em avanços científicos na área do Coaching. Os autores são Tatiana Bachkirova, Jonathan Sibley e Adrian Myers, vinculados à Oxford Brookes University, do Reino Unido. Como o título do artigo diz tudo e já foram feitas as devidas apresentações, agora vamos ao prato principal, ou seja, a conclusão a que os autores chegaram.
Esse trio estava interessado em conhecer como os profissionais de Coaching avaliam o processo realizado, o que os diferentes processos têm em comum e como são as principais diferenças entre eles. E buscaram criar um instrumento (formulário) para ser usado na coleta confiável de dados sobre a sessão de Coaching e, também, na medição do que foi mais significativo na sessão.
Os autores definiram que o foco em elementos específicos da sessão de Coaching, ainda que cruciais, não seriam suficientes para oferecer as respostas desejadas. Eles queriam algo integrado e que representasse a natureza de uma sessão completa. Após consultarem centenas de profissionais de 28 países, os autores chegaram a uma lista de 80 itens que retratam ocorrências durante uma sessão de Coaching.
De forma geral, o que parece ser o mais característico de uma sessão típica de Coaching, a partir dos pontos de vista expressos pelo grupo entrevistado, pode ser assim resumido: a sessão caminha (flui) com foco no cliente, estimulando Coach e Coachee a explorarem juntos o mundo do cliente no contexto de expectativas positivas.
Embora os autores esperassem encontrar mais diferenças do que semelhanças entre os pesquisados, isso não se confirmou. Ao tempo em que o trabalho reconhece que os itens característicos de uma típica sessão de Coaching conseguem mostrar redundâncias, ficou evidenciado que os resultados chegaram a um ponto que merece evolução com mais estudos.
Conforme a pesquisa, os oito itens mais característicos de uma sessão de Coaching, independente dos objetivos e do tipo de aplicação, são os seguintes:
- a)O Coach faz perguntas que parecem abrir novo leque de possibilidades para o cliente;
b)O Coach faz perguntas que ajudam o cliente a melhor elaborar o contexto em questão;
c)O Coach pergunta sobre o objetivo do cliente ao encaminhar a sessão de Coaching;
d)Evidencia-se uma harmonia (ligação forte) entre o cliente e o Coach;
e)Há uma exploração nítida de questões subjacentes ao modelo mental do Coachee (por exemplo, suas suposições, crenças e histórias);
f)O Coach mostra empatia com relação ao que é proposto pelo Coachee;
g)Há uma ampla discussão sobre os objetivos gerais do cliente quanto ao Coaching;
h)O Coach sempre verifica se o seu entendimento está correto quanto aos interesses do cliente para o processo.
Você, que trabalha com regularidade atendendo seus clientes em processos de Coaching, acredita que o resultado dessa pesquisa se mostra adequado aos padrões brasileiros? Será que esses oito itens são mesmos os mais presentes e que caracterizam o Coaching no Brasil?
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