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Uma lição sobre o compromisso com a mudança!

O Coaching tem sido utilizado para contribuir com a mudança organizacional, seja orientado aos líderes ou às equipes. Mas como será que os líderes facilitam (ou não) os resultados de desempenho dos seus liderados?

Mantendo o compromisso em trazer aos leitores informações e referências retiradas de recentes pesquisas na área do Coaching, hoje quero comentar o trabalho “Carisma e mudança organizacional: um estudo multinível de carisma, compromisso com a mudança e desempenho de equipes”. Os autores Christoph Nohe, Björn Michaelis, Jochen Menges, Zhen Zhang e Karlheinz Sonntag publicaram o trabalho no ano passado, o que significa que os resultados mostram uma realidade bem atual. A análise multinível é um tipo de análise de regressão que contempla, simultaneamente, múltiplos níveis de agregação dos dados disponíveis, ajustando erros-padrão, intervalos de confiança e testes de hipóteses.

Todos nós sabemos o quanto o instrumental do Coaching tem sido utilizado para contribuir com a mudança organizacional, seja o processo orientado aos líderes ou para equipes. Mas como será que os líderes de equipes facilitam (ou não) os resultados de desempenho dos seus liderados (os membros das equipes) durante o esforço de mudança organizacional? Será que algum Coach que me lê já pensou nesse ponto? Será que a atitude consciente ou inconsciente de um líder, agregado ao seu carisma, poderá contribuir para o sucesso dessa mudança?

Pois bem, vamos saber como os autores do estudo responderam a questão. Eles deram foco e pesquisaram detalhadamente: (a) as transições de comportamento do líder da equipe e o seu carisma; (b) o compromisso dos membros da equipe para realmente se efetivar a mudança, e; (c) o desempenho alcançado pela equipe. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em uma grande empresa que estava em meio a um complicado processo de reestruturação.

Os líderes foram convidados a se auto-avaliarem sobre como eles se engajaram em promover as mudanças necessárias, tais como ações de monitoramento e comunicação do progresso para as equipes. Esses líderes também foram questionados sobre a eficiência de suas equipes e o seu desempenho no trabalho. De outro lado, os membros das equipes classificaram qualidades carismáticas e potencialmente positivas de seus líderes, como por exemplo, até que ponto ele agiu de forma a construir uma relação de respeito e proatividade. As equipes também fizeram a sua auto-avaliação para tratar do compromisso pessoal com a mudança organizacional.

Os resultados demonstraram várias associações positivas e trouxeram interessantes conclusões:

  1. Quando o líder da equipe está envolvido em comportamentos que promovam e efetivamente apoiam a mudança organizacional, eles são percebidos pelos membros de sua equipe como mais carismáticos;
  2. Quando os membros da equipe percebem que seus líderes são carismáticos, eles próprios assumem um maior compromisso com a mudança organizacional que está sendo realizada, e;
  3. A união dos dois fatores anteriores (carisma do líder e engajamento dos liderados) está diretamente associada com o melhor desempenho da equipe.

Qual é a mensagem que o Coach deve guardar para lidar com essa situação? Aquelas organizações que estão contemplando grandes transformações ou enfrentando uma crise precisam preparar os seus líderes para promoverem e apoiarem um processo de mudança com entusiasmo, eficácia e visibilidade. Isso irá impactar positivamente o compromisso dos membros da equipe para com essa mudança e, ao final, aumentará o desempenho do grupo nesse processo.

Portanto, o Coaching tem a capacidade de se tornar a ferramenta fundamental não só para que as pessoas da organização adquiram suas novas habilidades afins a um melhor desempenho, mas deve também influenciar a percepção geral de carisma e engajamento… algo que, em passado não tão distante, merecia receber o jargão de “vestir a camisa da empresa”.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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