fbpx

Uma mentalidade de Êxito

Acredita-se que princípios como honestidade e integridade beneficiam somente as pessoas com as quais colocamos esses princípios em prática. Mas o maior beneficiado, na verdade, somos nós mesmos.

Estou lendo um livro interessantíssimo do filósofo e jornalista brasileiro Jacob Pétry. O nome do livro é Singular- o Poder de ser diferente e foi escrito em parceria com o Valdir Bündchen que é pai da Gisele Bündchen. No livro, os autores relatam vários casos de pessoas que descobriram e desenvolveram sua singularidade. Pessoas que elevaram ao máximo seu potencial e alcançaram o sucesso e a realização. O capítulo que mais chamou a minha atenção chama-se “Uma mentalidade de Êxito”, mesmo título do artigo de hoje. Nessa passagem do livro, os autores revelam os quatro componentes fundamentais para aqueles que desejam desenvolver uma mentalidade de sucesso. Eles são: integridade, honestidade, autenticidade e disciplina. No artigo de hoje, vamos falar sobre integridade. No livro, Jacob conta uma história do líder indiano Mahatma Gandhi para exemplificar a importância da integridade. Em 1913, quando Gandhi peregrinava pela Índia lutando pela independência do país, uma mulher, junto com seu filho que sofria de diabetes, fez um enorme sacrifício para viajar pela Índia para se encontrar com o líder. A mulher queria que Gandhi, pelo qual o filho tinha enorme admiração, lhe dissesse para parar de comer guloseimas. Mãe e filho viajaram durante semanas. Finalmente encontraram o grande líder. Eufórica, aos pés de Gandhi, ela fez seu pedido. Gandhi, porém, em vez de atender prontamente o pedido da mulher, solicitou que os dois retornassem na semana seguinte. A mulher não entendeu a atitude do líder. Afinal, ela apenas queria que ele dissesse para o filho parar de comer doces. Contudo, após insistir com certa relutância, a mulher aceitou retornar mais tarde. Dias depois, como combinado, a mulher e o menino encontraram o líder novamente. Desta vez, olhando nos olhos do menino, Gandhi atendeu ao pedido desesperado da mulher. O menino, impressionado com as palavras do mestre, comprometeu-se que, independente do sacrifício que isso exigisse, deixaria de comer tantos doces. A mãe, alegre, mas inconformada porque não conseguia entender o motivo de Gandhi não ter dito a mesma coisa semanas atrás, perguntou:

“Por que o senhor atendeu meu pedido agora, e não naquele dia em que nos encontramos pela primeira vez, fazendo que ficássemos por semana vagando por inúmeras cidades, mesmo sabendo dos nossos escassos recursos?”

“Naqueles dias”, respondeu o líder, “eu também comia todo o tipo de guloseimas”.

Sobre esse capítulo do livro, Jacob comenta que em geral, acreditamos que princípios como honestidade e integridade beneficiam somente as pessoas com as quais colocamos esses princípios em prática. Mas o maior beneficiado aos sermos honestos e íntegros, porém, não são os outros, mas nós mesmos. Esses princípios criam a estrutura que sustenta outras mentalidades poderosas como autoestima e confiança, além de fundamentaram nossa capacidade de evoluir e crescer moral e espiritualmente. Assim como Gandhi, precisamos, acima de tudo, ser íntegros com nós mesmos.  Integridade é a capacidade de adequar a realidade a nossas palavras. O que isso quer dizer? Que ser íntegro é fazer uma promessa e cumpri-la; é assumir um compromisso e se manter fiel a ele.  A integridade, assim como outros princípios sólidos como bondade, justiça, honestidade, caridade nos conduz a alcançar o tipo de sucesso que produz a autêntica felicidade.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa