Uma Nova Visão de Poder, incluindo a Força Feminina para Prosperidade
Não é o primeiro ano que passamos o mês de fevereiro mergulhadas intencionalmente em estudos sobre o feminino. Aceitamos o convite de falar sobre isso durante todo o mês de março em diversos espaços. É importante que estejamos conectadas com essa força, e é sobre isso que vamos compartilhar então nesse texto.
O convite aqui é para a reflexão, num exercício de liberdade, para que você se afaste da dominação de qualquer conceito que você já tenha construído até hoje, pode ser?
Pense com a gente: relacionar-se com o feminino é parte da vida de todos nós, independentemente do gênero.
Primeiro diríamos que tem a ver com a presença da mulher na nossa história, gestados e, provavelmente, criados por elas. Depois, e não menos importante, acrescentaríamos então que o feminino é uma força que está presente em todos nós. Sim, pra gente faz sentido dizer que todo ser humano tem em si forças femininas e masculinas. São muitas as explicações sobre esse jeito de perceber essas forças. Tanto na cultura ocidental quanto na oriental. Por exemplo: o conhecido yin e yang, conceitos do taoísmo que expõem a dualidade de tudo que existe no Universo.
Essa visão de dualidade traz a possibilidade de acessarmos diversos recursos para momentos diferentes da vida. Ou para fases diferentes do caminho rumo a um mesmo objetivo.
Se fizermos uma lista de recursos facilitadores da sua vida, você poderia abrir mão de alguns deles?
Veja: liberdade, entrega, direção, receptividade, lógica, emoção, razão, intuição, foco, brilho, paixão, afeição, independência, compartilhamento, disciplina, gentileza, convicção, paciência, autenticidade e vulnerabilidade. Pense em como se sentiria sem um deles, a falta que lhe faria!
Por exemplo, imaginamos que você tenha pensado: “vou abrir mão da emoção”. E aí, fica a pergunta: “imagine a sua vida sem a vibração de uma vitória?”. Agora, se puder, volte à leitura e comece com a compreensão que o primeiro recurso é masculino e o segundo é feminino. Siga nessa ordem até o fim da lista. Parece mesmo que são forças complementares que nos servem igualmente em valor. Você concorda?
No entanto, reconhecemos a onipresença do patriarcado, que há tanto tempo conduz a nossa visão de mundo. E que, assim, tendemos a renunciar muitos recursos femininos. Isso por não compreendermos ainda que nos levem à prosperidade.
Queremos compartilhar que ressignificar o que é poder facilita muito o salto de consciência nesse sentido, de reconhecimento do feminino. O poder que conhecemos e vivenciamos ao longo da nossa história, desde o ponto em que lembramos, é o poder externo a nós. Disponível em escassez e que, então, é disputado por todos e somente alguns alcançam de fato. Esse poder nos leva a uma hierarquia social, estabelecida em diversos momentos na história de uma forma, pela detenção de propriedades, petróleo, dinheiro. E o mais importante disso, representa o domínio de uns sobre os outros.
Convidamos você a se aproximar de uma visão de poder diferente, incluindo a força feminina. Que nos lembra que há uma fonte inesgotável e disponível para todos, o poder interno, pessoal. Essa visão nos livra da escassez e nos propõe uma situação em que um facilita o outro e não o domina. Pelo contrário, colabora e evolui junto.
Não é sobre as mulheres estarem no poder, é sobre o poder feminino andar lado a lado com o poder masculino, independentemente de gênero. É sobre ser humano e confiar que cada um sabe o que é melhor para si.
Na prática do dia a dia, você tem exercitado o seu poder feminino? Ou tem agido numa relação de dominação, que não nos parece bom para nenhum dos lados? Essa é a maior reflexão que deixamos então para você agora.
Gostou do artigo? Quer saber mais como incluir a força feminina para prosperidade? Então entre em contato com a gente. Teremos o maior prazer em responder.
Anne Bertoli e Brunna Martinato
https://www.facebook.com/depessoaprapessoa/
https://www.linkedin.com/company/depessoaprapessoa
Confira também: 2021: O Ano da Humanização dos Ambientes de Trabalho
Participe da Conversa