Upskilling e Reskilling: A Importância dos BPs como apoiadores nas formações, desenvolvimento e reciclagens de Competências nas áreas Clientes
Ao falarmos das importantes ações que se mantêm no “rol” das grandes Tendências nas Organizações de ponta que se preocupam em aliar o mindset de desenvolvimento de competências aos resultados e à alta performance dos talentos internos, estão as formações (upskilling) e as reciclagens (reskilling).
Traduzindo para o universo da Educação Corporativa e do Desenvolvimento Organizacional, entendemos que preparar “Programas e Trilhas” que possam estimular o desenvolvimento de novas competências (upskilling) que portanto, ampliam as perspectivas dos Colaboradores poderem melhorar seus desempenhos em seus cargos, trazendo também, uma perspectiva evolutiva, de aprimoramento e de maior robustez a estes profissionais que aspiram estar cada vez mais preparados para seguir suas jornadas e alcançarem suas ambições tanto em suas entregas quanto em seus próximos passos de carreira.
Como neste contexto de constantes transformações e desafios as habilidades que estavam adequadas, necessitam, muito rapidamente, passarem por reciclagens (reskilling). Preparar cada profissional para o enfrentamento do imprevisível com maiores possibilidades de sucesso.
Importantes ganhos, oportunidades e vantagens surgem tanto para a Empresa quanto para os Colaboradores nesta preparação e investimento estratégico. Além de trazer estímulos favoráveis, ampliam o valor do “Capital Humano” em vários pontos.
Pois, quanto mais se sente reconhecido e capacitado através de Programas e Treinamentos orientados às suas necessidades, o Indivíduo sente em reciprocidade maior interesse e vontade de permanecer. Isso porque percebe que suas perspectivas são reais e podem ser vislumbradas dentro de um espaço de tempo que se torna tangível. E, portanto, tal indivíduo não sente vontade de sair da Empresa que demonstra que ele não é invisível. Ao contrário, consegue fazê-lo enxergar que vale a pena dedicar-se ao seu auto desenvolvimento e é vantajoso continuar realizando boas entregas.
Mas se existe clara perspectiva do Colaborador permanecer na mesma Empresa e crescer tanto no desenvolvimento de suas habilidades e competências, como em atingir novos patamares, em por exemplo, novas funções em outras áreas (horizontalmente), as promoções (com crescimentos verticais) se tornam fonte de maior dedicação.
E, como o mercado tem demonstrado restrição de profissionais que já possuam conhecimentos e vivências no preparo de certas hard skills que demandam tempo para sua consolidação, o fato de a Empresa desenvolver seus recursos humanos internos, traz um ganho muito significativo na redução de gastos em recrutamentos externos. Portanto, há o fortalecimento dos Times de trabalho internos que possam responder as demandas geradas de forma mais eficaz e rápida. Algo que não se alcança tão rapidamente quando se traz um novo Colaborador do mercado. Um novo colaborador que ainda precisará se aculturar, adaptar-se e preparar-se dentro de um espaço de tempo maior.
O fato dos BPs buscarem o alinhamento com os gestores das áreas clientes e também poderem trazer informações destas respectivas necessidades identificadas para o RH, este RH, em tempo viável, poderá acionar suas áreas “especialistas” (desenvolvedoras) para que possam preparar toda uma programação que esteja mais próxima da realidade e das necessidades evidenciadas pelas áreas clientes. E oferecer uma qualificação in company que permitirá o acesso a conteúdos e formatos que possam personalizar os treinamentos. Utilizar plataformas inovadoras que tragam impacto positivo e imediato à melhoria da performance. Tudo isso dentro de tempo de resposta que esteja alinhada ao domínio exigido para a manutenção da competitividade do mercado e segmento onde atua.
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Fátima Farias
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