Ao longo da história da humanidade temos presenciado as grandes mudanças desde a era da caça até as eras da industrialização.
Estamos vivendo a quarta revolução industrial, e eu também diria cientifica, e que sempre trás sofrimentos de adaptação ao ser humano, como agora, numa mudança radical na era que chamamos de a “era do conhecimento”.
Muito vem se falando em “Mindset”, “Inteligência Artificial”, “e-Learning”, “Inteligência Emocional”, entre tantas outras coisas que presenciamos, com um componente fundamental, a tecnologia.
Um grande pensador contemporâneo, disse:
“Tudo aquilo que o homem ignora, para ele não existe. Por isso, o universo de cada um resume-se ao tamanho do seu saber”. (Albert Einstein)…
… e muitos outros pensadores de nosso tempo já previam que o século XXI nos traria mudanças radicais nas questões de velocidade, profundidade e tecnologia, conforme o fórum mundial de economia e na educação.
Sabemos que o conhecimento humano está crescendo exponencialmente nos últimos anos, tanto que os cientistas fizeram um estudo como o conhecimento humano se formou: do ano de 1500 até 1900, foi construído em 100 anos, já de 1900 a 1945 ele se formou em apenas 25 anos, de 1945 à 2015 foram 13 meses e de 2015 à 2020 vão levar apenas 12 horas.
Um grande paradoxo de nosso tempo é que quanto mais devemos aprender menos tempo disponível temos para isso. Assim, nos defrontamos com um desafio aparentemente insuperável: Como continuarmos acompanhando o ritmo veloz do aprendizado de tudo que devemos conhecer, exatamente no momento em que já deveríamos tê-lo conseguido? (Rosenberg, p.1).
Portanto, devemos adquirir novas habilidades, tanto como alunos ou como professores, profissionais, ou mesmo pessoal, para enfrentar esse desafio da velocidade exponencial do conhecimento no século XXI.
A velocidade em que o planeta gira tem subido drasticamente nos últimos anos. Alguns já chamam estes termos de “a era exponencial”, tal é a celeridade com que as mudanças ocorrem e as evoluções acontecem. Temos uma ideia do que estamos vivenciando quando lembramos que o telefone levou 75 anos para chegar a 50 milhões de pessoas, a rádio, 38 anos, a televisão, 13, a Internet, 4, o iPhone (que completou 10 anos no início de 2017), apenas 3 e, mais recentemente, o Instagram, 2 anos, o Angry Birds, 35 dias e o Pokémon Go, apenas 15 dias.
O que aconteceu para tudo?
Por conta disso, os grandes pesquisadores começaram a entender como funciona a nova geração que emerge nesse novo tempo, e ainda temos que conviver com as gerações que não nasceram nesse mundo atual, de tanta turbulência, mas que suas experiências são fundamentais.
Vamos então falar de algo que no momento é importantíssimo, pois envolve a era do conhecimento, que é a Educação na era da tecnologia e que nossa disciplina “Educational Interface Design, nos propôs, mostrar um exemplo de uma tecnologia adaptativa usada na educação.
Tecnologia Adaptativa: No processo de coaching
A história de plataforma Adaptativa é recente, de 2004, criada pelo americano Salman Kan, um especialista na área financeira, percebeu a dificuldade de sua sobrinha em aprender matemática, então criou uma forma mais fácil de ensinar a disciplina através de uma plataforma que no início era seu hobby, que depois virou seu negócio e missão para ajudar estudantes no mundo inteiro a aprender matemática de uma forma toda nova e tecnológica, de acordo com o tempo que vivemos. Isso facilitou em muito o aprendizado da matéria.
Benefícios:
Essa plataforma, através da ajuda no desenvolvimento pelo Google, Microsoft, foi possível disponibilizar para várias línguas, inclusive o Brasil, onde assisti os vídeos dos professores que utilizam essa plataforma dizendo o quanto ela foi importante no ensino da matemática e quanto ela motivou os alunos a conseguirem aprender de uma forma totalmente nova, através de conquista de objetivos, no caso, a cada conquista conseguida, ganha-se um planeta, ou seja a meta é aprender matemática com um objetivo de conquista do sistema solar. Isso leva aos alunos algumas coisas importantes:
No processo de Coaching:
- Cooperação: aqueles que conseguem com mais facilidade conquistar seus objetivos, ajudam aqueles com mais dificuldades;
- Os ajuda a ter um pensamento sistêmico;
- Aprendem a trabalhar em equipe;
- Aumenta a motivação para o processo.
Nesse momento estou estudando várias possibilidades, de colocar essa tecnologia no processo de Coaching.
Em breve, terei mais novidades.
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