fbpx

Valores Corporativos: O Alicerce da Cultura Organizacional

Entenda por que a definição de valores é fundamental para construir o alicerce de qualquer empreendimento. Explore 4 etapas essenciais para construir uma cultura vencedora que irá, de fato, impulsionar o sucesso empresarial.

Valores Corporativos: O Alicerce da Cultura Organizacional

Valores Corporativos: O Alicerce da Cultura Organizacional

“Falsos valores e palavras ilusórias: são estes os piores monstros para os mortais” (Friedrich Nietzsche)

Segundo o autor Ben Horowitz: “a cultura é o modo como a empresa toma decisões e não apenas a declaração de missão, visão e valores listados na parede”; ainda, segundo ele, as empresas não são as campanhas de marketing e nem sequer o que acreditam ser e, talvez, fazer o que se prega é a mais difícil de todas as habilidades no mundo corporativo.

Ao longo de minha trajetória profissional, e, especialmente, como mentor de executivos, muitas vezes, constatei que a grande maioria das empresas tem as paredes de seus escritórios cobertas por declarações de missão e valores muito bem-produzidas. Entretanto, em algumas delas, seus executivos desconhecem o real significado e a finalidade dos valores corporativos. E, pior ainda, não praticam nada do que está exposto nos belos quadros meramente decorativos. 

Isto nos leva à seguinte questão: por que e como definir os valores da empresa? E como fazer para que os valores declarados sejam efetivamente colocados em prática?

Valores e cultura são a base sobre a qual se constrói todo negócio.

Os valores da empresa influenciarão diretamente a cultura, impactando todas as decisões do negócio. Definir valores claros e coerentes é fator essencial para alinhar toda a organização — desde o nível básico até o topo da pirâmide organizacional — visando garantir que todos trabalhem em prol de um propósito comum.

Assim, pode-se afirmar que a definição dos valores é fundamental para o sucesso e para construir o alicerce de um empreendimento. E, para definir e garantir que os valores se incorporem à cultura organizacional, deve-se obedecer quatro etapas:

1ª Etapa: Definição de VALORES

Os valores ajudarão a organização na tomada de decisões bem como impulsionar sua marca, cultura e reputação.

O primeiro passo é ter a clara noção de porque a organização existe e qual é o seu propósito. Deve-se fazer perguntas para obter respostas claras. A partir daí, elaborar uma lista sobre o que é importante para a empresa e do que é essencial para os clientes. E o ponto de partida será onde esses objetivos se cruzam para, então, para desenvolver a definição dos valores.

Os valores serão (e devem) ser exclusivos para o seu negócio, clientes e objetivos futuros e, também, devem priorizar os clientes ao invés dos investidores e/ou conselho.

Internamente, não se deve estabelecer a definição de valores por um pequeno “conselho de sábios” e/ou marqueteiros, Ao contrário, deve envolver, na medida do possível, funcionários em todos os níveis da organização (dependendo do tamanho da organização, pode ser um pequeno grupo multifuncional e representativo de equipes).

2ª Etapa: Alinhamento de VALORES

Propósito, metas e valores são vitais para atrair, reter colaboradores e promover o engajamento necessário; todos os membros da organização devem ter acesso aos valores da empresa e entendê-los para melhor desempenhar seus trabalhos e garantir que os valores pessoais estejam alinhados com os valores da empresa e que todos desempenhem suas funções voltadas a objetivos comuns.

Os novos contratados, antes de admitidos formalmente deverão conhecer os valores da empresa – isto pode ser através do site e/ou anúncios de emprego. Desta forma, eles terão ciência dos valores fundamentais e cultura da empresa em que irão trabalhar. Durante as entrevistas, é importante explorar a compatibilidade dos valores pessoais dos potenciais candidatos visando assegurar que estejam alinhados com os da organização.

3ª Etapa: Compartilhamento de VALORES

Os valores devem ser permanentemente difundidos e compartilhados com todos os colaboradores e, uma vez definidos claramente, publicados, como uma estratégia para alinhar responsabilidades da empresa e de seus colaboradores.

Os valores da organização devem ser listados com especial atenção às palavras e termos utilizados para então serem publicados internamente. E disponibilizados no “site” para demonstrar aos “ stakeholders” –  clientes, fornecedores e público externo em geral – o compromisso formal com uma conduta na condução dos negócios.

4ª Etapa: Manutenção de VALORES

Quando os valores da empresa estão no centro da organização, eles serão referência nas conversas, decisões e ações do dia-a-dia. Todos os planos, decisões e/ou ações deverão ser confrontadas com os valores antes de serem colocados em prática.

Entretanto, em um cenário de profundas e rápidas mudanças e, à medida que se adapte ou se redefina os objetivos corporativos, talvez seja necessário, de tempos e tempos, redefinir os valores da organização. Um bom exemplo disso envolve os valores ligados à diversidade e às políticas de ESG, atualmente imperativos para as organizações modernas e condição básica para operar e fazer negócios.

Finalmente, pode-se concluir afirmando que a formalização, a adoção e o alinhamento das ações aos valores corporativos promovem o engajamento de colaboradores, clientes e fornecedores. Definem as marcas junto ao mercado e, como consequência, geram impacto positivo nos resultados e, por estas razões, são imprescindíveis para o sucesso das organizações.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como definir os valores para o sucesso e para construir o alicerce de um empreendimento? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

Confira também: Pessoas no Centro de Tudo: 3 Estratégias Eficazes para Valorizar e Reter Talentos!

 

Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa