
Valores em Harmonia: A importância dos Valores na Vida e no Desenvolvimento Pessoal
Você sabe quais são seus valores?
Quando você se irrita com o outro ou com alguma situação, você consegue perceber quais dos seus valores estão sendo inferidos?
Também podemos entender o valor como necessidades humanas universais, termo utilizado pela CNV. Ele é profundo, e cada um de nós o percebe de formas diferentes. Nos valores estão inseridos crenças, cultura, ambiente socioeconômico e social, bem como família, experiências e vivências.
Podemos observar os valores sob vários aspectos:
1. Valor Intrínseco – interno
Cada um de nós possui um valor intrínseco, que é independente de qualquer coisa. Podemos dizer que ele é inerente à condição humana e está ligado à dignidade e ao respeito que todos nós, de fato, merecemos por sermos humanos.
2. Valor Relacional
O valor de uma pessoa também pode ser percebido nas relações que ela estabelece com os outros. Isso envolve a capacidade de amar, conectar-se e impactar a vida das pessoas ao seu redor. O valor relacional enfatiza a importância das interações humanas e como elas moldam nosso sentido de valor.
3. Contribuições e Impacto
Podemos medir o valor de uma pessoa pelas contribuições que ela faz à sociedade, seja por meio do trabalho, da arte, do voluntariado ou então em pequenas ações cotidianas que fazem a diferença na vida dos outros. Isso inclui o impacto positivo que uma pessoa pode ter em sua comunidade ou no mundo.
Dentre eles, podemos destacar o altruísmo, que está intrínseco em muitas pessoas, para as quais fazer o bem é primordial. Se fizermos um paralelo com diversas religiões, há uma frase significativa que diz: “Sem a caridade não há salvação.
4. Autovalorização
A forma como uma pessoa se vê e se valoriza também influencia seu próprio sentido de valor. É assim que ela percebe sua autoconfiança, seu amor-próprio e sua autoaceitação, elementos fundamentais para reconhecer o próprio valor, independentemente das opiniões externas.
5. Valores Pessoais
Todas as pessoas no mundo, independentemente do país, cultura, raça ou classe social, possuem um conjunto de valores humanos universais, por exemplo, respeito, honestidade, empatia e justiça, que orientam o comportamento e a tomada de decisões. Por consequência, esses valores moldam a identidade da pessoa e influenciam como ela se relaciona com os outros.
Na CNV, dizemos que esses valores norteiam nossa vida e que, quando inferidos, geram-se os conflitos.
6. Propósito de Vida
Muitos buscam um propósito, um sentido de vida. Esse propósito ou sentido pode ser encontrado em diversas áreas, como carreira, família, espiritualidade ou contribuições para a sociedade. O valor que temos, muitas vezes, está ligado à busca e realização desse propósito.
Um propósito pode ser grande, mas também pode ser pequeno e mudar dependendo do momento da nossa vida. Eu desenhei meu propósito por meio de uma certificação e, há muitos anos, vivo esse propósito diariamente em diversas situações da minha vida cotidiana.
7. Desenvolvimento Pessoal
O valor de uma pessoa também pode ser visto no seu crescimento pessoal ao longo do tempo. O aprendizado contínuo, a superação de desafios e a busca por autoaperfeiçoamento, autoconhecimento e autodescoberta são, sem dúvida, aspectos importantes para agregar valor à forma como a pessoa se percebe.
Podemos observar que o valor é uma combinação de aspectos intrínsecos e extrínsecos.
Vale lembrar que cada um de nós tem valores únicos e inegociáveis, independentemente das circunstâncias ou avaliações externas. Quando desrespeitados, esses valores podem, de fato, muitas vezes, nos deixar com as emoções à flor da pele.
Você sabe dizer quais são seus valores e aqueles que são inegociáveis? Aqueles que fazem você reagir emocionalmente, quando inferidos?
Se você ainda não tem clareza sobre isso, então lembre-se: há diversas formas de descobrir seus valores. A CNV oferece vários exercícios que podem, sem dúvida, ajudar você a trazê-los à consciência.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como os valores pessoais influenciam nossas decisões e relações interpessoais? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em compartilhar mais sobre esse tema.
Um grande abraço e até o próximo artigo!
Wania Moraes Troyano
Especialista em Resiliência Científica e Neurociências
http://www.waniamoraes.com.br/
Confira também: O Papel do Medo na Coragem: Transforme Obstáculos em Estímulos
Participe da Conversa