fbpx

Veja o mundo com as lentes da apreciação da beleza e excelência

Se você não está acostumado em apreciar a beleza ao seu redor, há várias formas de cultivar essa força de caráter. Quer saber como?

beleza e excelência

Veja o mundo com as lentes da apreciação da beleza e excelência
Por Fernanda Duran (*)

Atualmente somos convocados a ficar “ligados” em tudo ao nosso redor. Mas será que estamos realmente conectados àquilo que estamos vivendo e fazendo?

Com os impactos da pandemia COVID-19 no mundo, todos nós tivemos que lidar com novas rotinas e assim se adaptar à nova realidade. Muitos lidam com momentos ociosos “vazios” e outros com um ritmo de vida ainda mais sobrecarregado de tarefas.

Nestas duas interfaces vemos a sociedade com um sentimento de angústia, ansiedade, com dificuldades de extrair positividade na vida e muito menos viver o momento presente de fato.

Entretanto, podemos utilizar uma habilidade que possuímos internamente para nos trazer mais significado, esperança e felicidade em nosso cotidiano.

Sabe quando nos deparamos com um pôr do sol e então conseguimos apreciar a beleza? Ou quando conseguimos executar um trabalho que se tem admiração?

Essa habilidade, ou melhor, essa força de caráter é chamada de apreciação da beleza e excelência.

Na Psicologia Positiva, a apreciação de beleza e excelência é uma força de caráter. Ela consiste em observar e apreciar a beleza da experiência do cotidiano e a excelência no desempenho habilidoso em vários domínios da vida.

Embora a maioria de nós experimenta momentos de admiração, alguns conseguem experimentar estas sensações da apreciação de maneira mais intensa e outros em pequenas quantidades. Contudo, como temos a predisposição desta habilidade de força de caráter, podemos exercitá-la para enxergar os momentos da vida com lentes apreciativas.

A ciência mostra que exercícios focados em aumentar apreciação da beleza aumentam a felicidade, previne depressão e assim nos traz significado. Ou seja, quando nos deparamos com um momento onde conseguimos captar a beleza das coisas podemos nos sentir conectados a algo maior e inspirados a agir.

Se você não está acostumado em apreciar a beleza ao seu redor, existem várias maneiras de cultivar esta força de caráter. Confira algumas delas:

  1. Pense em momentos que você já sentiu admiração – quais situações foram estas que fizerem você parar e se deleitar no presente?
  2. Resgate estes momentos adaptando-os à sua nova realidade;
  3. Mantenha um registro dos momentos que você enxerga beleza como em elementos na natureza, uma obra de arte ou algum comportamento de uma pessoa. Por exemplo: fazendo uma doação ou ação benevolente. Descreva essa beleza em algumas frases;
  4. Faça uma pausa para apreciar sua beleza interior, exaltado seus pontos fortes. Recorde como você as usou para conquistar objetivos e/ou trazer benefícios para pessoas que você ama.

Estas reflexões podem iniciar a prática diária de utilizar as lentes da apreciação. Dessa forma, estaremos mais atentos ao momento presente absorvendo sua positividade, antes não captada por uma rotina levada no piloto automático.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

(*) Fernanda Duran é psicóloga da Carevolution e palestrante sobre temas de saúde mental. Possui experiência clínica focado em Psicologia Positiva com objetivo do bem-estar e florescimento humano.

Fernanda Duran
http://carevolution.com.br/

Confira também: A Importância do Mindfulness durante a pandemia

 

Sharon Feder Author
⚙️ Carevolution
Sharon Feder é formada em Psicologia pela Brown University nos EUA, com especialidade em Estudos Brasileiros e Portugueses pela Brown University e Coach de Saúde e Bem-Estar com Certificação Internacional pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems). Atualmente, é Sócia Diretora na Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar, desenvolvendo programas de qualidade de vida e capacitações de profissionais com foco em mudança de comportamento, engajamento e autocuidado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa