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Venda mais sendo “ORIGINAL”

A grande maioria das pessoas, vive e aceita o que enxerga como padrão em sua vida. E você? Aceita o conformismo ou procura algo diferente? Procura sair do convencional, sempre à busca de opções melhores? Seja ORIGINAL!

Estudos realizados por grandes psicólogos mostram que para a realização pessoal ou profissional existem dois caminhos: conformar-se ou ser original.

Conformar-se é percorrer o caminho da multidão, fazendo o que todo mundo faz exatamente e como faz.

Ser original é seguir por caminhos menos percorridos, defender novas ideias, recriar modelos, é contrariar pensamentos da maioria e resultar em algo bem melhor.

Originalidade: Coisa única, singular; pessoa que é diferente das outras de uma forma atraente ou interessante, individuo dotado de iniciativa inovadora e capacidade inventiva.

Sabemos que nada é completamente original, somos dotados de influências externas o tempo todo, sejam pensamentos, ideias ou modelos que pegamos emprestados intencionalmente ou inconscientemente.

A grande diferença está em como a sua criatividade será utilizada para transformar e aprimorar a nova visão em realidade para que seja útil e inovadora.

Uma pesquisa realizada por Michael Housman com mais de 30 mil call centers (bancos, companhias aéreas e telefonia celular), onde estudava porque alguns profissionais permaneciam mais tempo no emprego do que os outros, ele descobriu após derrubar algumas suposições, que o grupo que utilizava um navegador sem qualquer questionamento sobre a sua funcionalidade ou melhor opção eram aqueles que pediam demissão enquanto o grupo que questionava e não aceitava utilizar o navegador como padrão e buscava novas opções era o grupo com maior permanência nas empresas.

Os atendentes que se conformavam tinham a mesma postura ao desempenhar as suas funções ou quando precisavam tomar decisões em suas vidas, isto é, limitavam-se a seguir os scripts nas ligações e todos os procedimentos padronizados ao lidar com os consumidores.

Encaravam suas tarefas como atribuições fixas, eram infelizes, procrastinavam e pediam demissão rapidamente, já os atendentes que tomavam atitude e buscavam novos navegadores, questionando e mantendo uma postura diferenciada e original na condução do seu trabalho, encontraram novas formas de vender, atender os consumidores e solucionar problemas. Estes eram pessoas que ao se depararem com situações dentro da conformidade logo corrigiam, isto também os ajudava a desenvolver outra importante competência: a Intuição.

Isto comprova que a grande maioria, vive e aceita o que enxerga como padrão em sua vida.

E você, aceita o conformismo ou procura algo diferente? Lembre-se o que irá distinguir a sua originalidade será a rejeição do que sempre foi convencional e a sua incessante investigação sobre a existência de opções melhores.

Primeiro ponto para ser Original

Seja curioso: reflita sobre porque o convencional existe, somos propensos a duvidar dele quando temos uma experiência oposta. As regras e processos foram criados por pessoas e podemos refletir e recriá-las.

Crie e recrie quantas vezes for necessário, a prática leva à perfeição, mas não ao NOVO.

Os superdotados aprendem a executar magníficas melodias de Mozart, mas nunca compõem as suas próprias melodias, computadores jamais seriam pessoais se Jobs não fosse uma pessoa “original”.

Todos nós somos capazes, engenhosos e criativos, podemos aprimorar nossas vidas, trabalhos e organizações, mas hesitamos em agir e colocar em prática pelo simples fato de ter que derrubar o modo antigo de fazer as coisas, o modelo perfeito, o senso comum.

Como observa Joseph Schumpeter em uma famosa frase:

“A originalidade é um ato de destruição criativa”.

É preciso coragem e vontade para ser diferente da grande massa.

Segundo ponto

Acostume-se a assumir riscos: Como quer fazer cestas de 3 pontos se não joga basquete?

Ao contrário do que pensa a maioria, o assumir riscos não significa assumir riscos extremos, é assumir com cautela, estudado e sempre balanceado com o lado oposto.

Bill Gates, por exemplo, não abandonou seus estudos em Harvard, após vender no segundo ano de faculdade o seu software, ele ainda aguardou um ano inteiro antes de deixá-la e assim mesmo solicitou uma licença para equilibrar com cautela o risco que resolveu assumir. Foi este tipo de minimização de risco que o fez dar certo.

O original não é nenhum maluco que dá um salto antes de olhar para baixo, ele calcula, confere inúmeras vezes e ainda coloca uma belíssima e robusta rede de proteção – (equilíbrio e cautela).

Terceiro Ponto

Desenvolva a Autoeficácia: ela está ligada à sua crença da capacidade de controle do seu funcionamento e situações que afetam a sua vida.

Diferentemente da autoconfiança, que é automotivação a autoeficácia é a capacidade de atingir objetivos, é receber uma tarefa e executá-la reduzindo os obstáculos.

Quando a autoeficácia não é desenvolvida ela afeta diretamente as suas escolhas, o seu nível de motivação, sua resiliência a adversidade e te deixa vulnerável à depressão e stress.

Com isto você retorna ao conformismo deixando de ser uma pessoa original.

Desenvolvendo e potencializando a autoeficácia:

  • Domine e relembre as suas experiências – algo que realizou e como realizou;
  • Olhe referências, como gerenciam as tarefas de sucesso – observe e reflita o que e como fizeram (modele e recrie);
  • Persuasão social: tenha a capacidade de alcançar o sucesso em determinada atividade através do feedback e do encorajamento. É quando você recebe a mensagem de que é capaz de conquistar algo, de realizar a sua missão, desta forma irá mobilizar esforços e sustentá-lo até chegar ao objetivo final. Controle a interferência dos estados emocionais quando realiza alguma ação – (força ou fraqueza), utilize as suas forças pessoais, habilidades e talentos;
  • Não se deixe influenciar também por feedbacks negativos, tenha o autogerenciamento. (se concentram em deficiências pessoais e surgem inúmeros obstáculos para não chegar ao resultado final);
  • Muito cuidado ao experimentar realizações fáceis demais, você se acostuma com o conformismo e qualquer obstáculo que possa surgir você tenderá a se desanimar e desistir facilmente;
  • Obstáculos, barreiras e dificuldades nos ensinam que o caminho para o sucesso demanda esforço contínuo e sustentado. Se convença que tem o que é preciso para alcançar o seu sucesso, persevere a qualquer adversidade e esteja preparado para se recuperar dos revezes;
  • Tenha otimismo e bom humor sempre – será um fator de pura energia em seu desempenho, não deixe que pessoas negativas influenciem o seu modo de pensar ou agir, não fique estagnado ou aguardando nova oportunidade, seja sempre ORIGINAL.

Para finalizar, encontre-se, esta é a sua fonte vital, a estrutura fundamental da diferenciação para o seu crescimento pessoal e principalmente profissional, defenda as novas suas ideias, comunique de forma eficaz, desmistifique velhos conceitos e não deixe em hipótese alguma que eles impeçam a sua mudança, no final das contas a decisão é sua.

Este artigo foi inspirado na extraordinária obra, Originais – Como os inconformistas mudam o Mundo de Adam Grant, uma nova luz na Era da ruptura.

“O homem sensato se adapta ao mundo;
O insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si.
Portanto, todo o progresso depende do insensato”.
(George Bernard Shaw)

Inove seu presente e surpreenda o seu futuro!

Adriane Yared

Até Breve!

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 28 anos de experiência na área comercial, é Mastercoach em Vendas e Liderança, Design Thinker, Mentora Comercial e atualmente Mediadora e Conciliadora Judicial do TJSP/TJPR e TRF3 e Mediadora Extrajudicial. Bacharel em Direito, Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós-MBA em Design Thinking, Master em Design Thinking, atualmente faz Pós-graduação em Processo Civil. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Comissão de Mediação e Conciliação – Campinas, plataformas Cloud Coaching e Mediar. Tem artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Coautora no Manual do Relacionamento com o Cliente, Coautora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito é o desenvolvimento dos profissionais da área comercial, liderança e solução pacífica e alternativa de conflitos, tudo integrado às diversas áreas estudadas somadas à sua expertise e experiência.
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