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Vendas com Eneagrama (parte II)

No artigo passado foram abordados os primeiros três perfis de personalidade do Eneagrama e a sua relação com as vendas. Quais os seus pontos fortes, os seus pontos fracos e as áreas que deverão prestar especial atenção. Neste artigo são abordados mais três perfis de personalidade.

No artigo passado abordei os primeiros três perfis de personalidade do Eneagrama e a sua relação com as vendas. Quais os seus pontos fortes, os seus pontos fracos e as áreas que deverão prestar especial atenção. Neste artigo falarei dos perfis Tipo 4 – O romântico e idealista, Tipo 5, o Analítico e o Tipo 6 – O precavido. No último artigo abordarei os perfis Tipo 7 – o entusiasta, Tipo 8 – o confrontador e o Tipo 9 – o pacificador.

Estamos sempre vendendo. Seja na nossa organização, seja em nossa casa com os nossos filhos é importante transmitir com eficácia as nossas ideias, ou seja, vender aquilo em que acreditamos.

E aqui podemos ter uma ajuda fundamental de usar a nossa personalidade a nosso favor.

Podemos ainda, assim, ser vítima dela. Espero que este artigo possa ser uma ajuda importante para maximizar essa oportunidade.

Analisaremos então, em detalhes, como cada um dos perfis (Tipo 4, Tipo 5 e Tipo 6) se comportam na negociação e vendas:

Tipo 4 – O Romântico e Idealista

O foco de atenção está em se sentir especial e único. A venda concretiza-se pela relação e pela sensação de proximidade emocional com o negociador.

Pontos fortes: O perfil tipo 4 tem a capacidade de criar extraordinárias relações de empatia com clientes e negociadores. A oportunidade de muitas vezes ser criativo e altamente expressivo na abordagem da venda dá-lhes um carisma especial na negociação.

Pontos fracos: Ficar demasiado ligado emocionalmente ao cliente, pode condicionar a decisão de clientes que valorizam mais informação que relação. O mesmo pode condicionar também o estado emocional e a prestação do negociador tipo 4.

Especial atenção: O esforço comercial pode ser destruído se deixar que as emoções e o humor condicionem a sua prestação. Por vezes a venda e o cliente exigem uma oferta simples. Não procure fazer diferente só porque sim. Keep it simple!

Tipo 5 – O Analítico

O foco de atenção está no conhecimento e na análise. A venda desenvolve-se pela abordagem lógica e pela forma estruturada e eficiente de apresentar.

Pontos fortes: O perfil tipo 5 tem um gosto especial por desenvolver um conhecimento profundo e detalhado pelo produto e tem tendência a desenvolver formas de apresentação eficientes, sustentando os seus argumentos na lógica e objetividade.

Pontos fracos: Ficar demasiado preso a detalhes do produto que não envolvem os clientes emocionalmente para a compra (fator essencial). Muitas vezes a linguagem corporal demasiado fechada não muda a abertura do cliente e da conquista de confiança.

Especial atenção: O gosto especial pelos detalhes técnicos não é a maior arma para conquistar clientes. É fundamental a este perfil investir mais em compreender as emoções, motivações e comportamentos dos clientes de forma a construir um espaço de maior segurança e conforto.

Tipo 6 – O Precavido

O foco de atenção está na antecipação e no resolver desafios, tendo tendência a antecipar os eventos e se preparar para o pior cenário.

Pontos fortes: A capacidade de antecipar cenários negociais, resolver objeções e desafios na venda são uma arma que faz destes perfis de personalidade negociadores estratégicos e operacionais muito versáteis.

Pontos fracos: O foco excessivo em opções e cenários, a construção de uma venda mais lógica pode condicionar a compra mais intuitiva ou emocional por parte do potencial comprador. A facilidade de antecipação de aspectos que podem correr mal podem condicionar os argumentos de venda do negociador.

Especial atenção: A necessidade de análise leva muitas vezes a uma observação mais fria e distante do potencial comprador podendo gerar sensação de uma atitude mais crítica ou julgadora. Isso pode prejudicar a forma de criar empatia e envolvimento com o cliente.

Nas próximas duas edições apresentarei então como as restantes personalidades agem nas vendas e negociação.

Compreender a forma como negociamos ou as nossas equipas, assim como aqueles com quem negociamos pode fazer a diferença entre o sucesso sustentável ou não compreender o que verdadeiramente faz a diferença para cada pessoa com quem negociamos.

Se ainda não sabe o seu perfil de personalidade e como aproveitar este artigo não perca a oportunidade de saber o seu perfil de personalidade através do nosso teste de personalidade gratuita neste link.

⚙️ Eneacoaching
Eduardo Reis Torgal atua como Business Coach desde 2004 em programas de transformação com Eneagrama para executivos e liderança empresarial de alta performance em grandes multinacionais. É palestrante em Portugal e em outros países da Europa. É mentor e fundador do Instituto Eneacoaching em Portugal e no Brasil onde treina outros profissionais na metodologia Eneacoaching com 9 Passos. Especialista em Psicologia Social e Influência com Neurolinguística; é professor convidado para áreas de Coaching, Liderança e Mudança Organizacional em várias pós-graduações em ensinos Portugueses assim como na Academia Força Aérea Portuguesa. Professor supervisor pela escola tradição narrativa – Helen Palmer e David Daniels para Portugal e Brasil. É autor de 3 livros: “Descubra a sua personalidade com o Eneagrama” (2013, Topbooks), “40 dias e um segundo para mudar a sua Vida” (2014, Topbooks) e “A arte da guerra na transformação pessoal” (2014, Topbooks).
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