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Vender, o verbo mais precioso do empreendedorismo

Alguns dizem que vender é muito chato, já outros encontram muitas oportunidades, pois um negócio só se concretiza se houver vendas. A grande verdade é que vendemos o tempo todo e isso é essencial para o empreendedorismo.

Vender, o verbo mais precioso do empreendedorismo - Vendas com Leveza

Vender, o verbo mais precioso do empreendedorismo

Olá, caro(a) leitor(a)! 

 

Eu me chamo Renata Paulino, tenho mais de 15 anos de experiência na área comercial, Advogada por formação e empreendedora por paixão, Executive Coach , Palestrante, Mentora e Consultora Comercial de E-commerce. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Gestora Comercial MBA – FGV/SP. Primeira Mulher convidada a estrear a coluna Perfil no Jornal DCI falando sobre empreendedorismo feminino com foco no relacionamento com os clientes. 

 

Na minha coluna irei abordar assuntos ligados a vendas com leveza, afinal, vender pode ser leve e divertido. Como eu costumo dizer…“Se espalhar, vende”. 

 

Espero que goste da minha coluna!

 

Renata Paulino 

Vender, o verbo mais precioso do empreendedorismo

Aprendi que tudo que gera movimento causa reações e nos tiram da zona de conforto e as vendas é um grande impulsionador de ações nas empresas. Alguns me falam que vender é muito chato, já outros que encontram muitas oportunidades, pois um negócio só se concretiza se houver vendas. O que as pessoas se esquecem é que vendemos o tempo todo.

Muitos estudos mostram que a profissão mais antiga do mundo é do COZINHEIRO, mas eu discordo,. Antes mesmo de um Cozinheiro caprichar nos preparos, ele esteve focado em quem consumiria o seu produto e para isso necessita saber vender, mesmo que não tenha o intuito financeiro.

Costumo dizer em minhas palestras e já ouvi de muitos outros que nossas profissões são 100% atreladas a vendas e para isso deveríamos nos apresentar assim: Advogada Vendedora, Professor Vendedor e etc.

Lembrei de um fato engraçado que ao me apresentar em um evento há alguns anos como Advogada Vendedora muitas pessoas não entenderam. Até que uma me perguntou se eu tinha duas profissões (rindo). O que não, pois vendedora é a ação, é o impulsionamento do que faço.

Depois de um tempo, empreendendo e estando em contato com centenas de pequenos e médios empreendedores, percebo o quanto “vendas” (essa ação tem uma importância muito grande para qualquer negócio) é um “tabu”. Existe uma crença muito intensa com a profissão, daí até reforço que ela deve ser considerada como a profissão mais antiga do mundo. E essa crença se dá pela imagem de que vendedor é aquele que quer ganhar acima de tudo. Que vende algo para obter vantagem no outro, que se ele dá desconto é por que “superfaturou” no preço e dentre outras inúmeras expressões.

O que diante disso tudo quando começamos a empreender a “trava” dos negócios são: e agora, vendo para quem? ofereço para quem? falo como? ai que chato eu oferecer os meus produtos? será que meus amigos vão pensar que agora só falo com eles para vender e/ou empurrar meus produtos?

Essas e outras perguntas aparecem em qualquer finalização de plano de negócio ou quando ouço assim: “essa parte vou delegar, precisarei contratar alguém, pois sei fabricar meu produto, gerir meu negócio, mas vender, falar com o cliente, aí vou precisar de alguém”.

Como disse no início que vender é uma ação que nos tira da zona de conforto é preciso incluí-la como um hábito diário se você empreende, somente a prática é que lhe fará olhar com mais leveza para essas crenças.

E o meu convite a você é que nessa coluna “Vendas com Leveza” você aprenderá como tornar leve o seu processo de vendas, suas estratégias de relacionamento e sua importância. E o mais interessante é que terá prazer e empolgação em falar do seu produto e/ou serviço.

Para começar anote:

  1. Quando foi a última vez que você falou do seu negócio em uma conversa de amigos, entre os familiares. Como foi a sua sensação ao falar?
  2. É claro para você o que vende, os benefícios e processos de entrega, valores e etc.?

Lembre-se: tudo o que você precisa pensar muito para falar sobre o seu negócio é porque não está claro em você e precisamos ressignificar para que você venda mais e sempre com leveza.

Gostou do artigo? Quer saber mais como vender com leveza e a importância para o empreendedorismo? Então, mantenha contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Até o próximo mês!

Renata Paulino
https://www.linkedin.com/in/renatapaulino/

Não deixe de acompanhar a coluna Vendas com Leveza!

 

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Renata Paulino tem mais de 15 anos de experiência na área comercial, Advogada por formação e empreendedora por paixão, Executive Coach , Palestrante, Mentora e Consultora Comercial de E-commerce. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Gestora Comercial MBA – FGV/SP. Primeira Mulher convidada a estrear a coluna Perfil no Jornal DCI falando sobre empreendedorismo feminino com foco no relacionamento com os clientes.
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