2016 ainda não acabou! Temos exatamente 51 dias para finalizar o ano, ou seja, tempo suficiente para entrar em ação e fazer diferente.
Se você não pensa desta forma, está na hora de fazer uma limpeza neste software mental e mudar sua atitude diante de sua carreira e vida.
Você já parou para refletir quanto tempo gasta desacreditando do seu potencial, alimentando seus medos e inseguranças? Quantos sonhos são deixados para trás, por causa do seu “e se” e da sua zona de conforto?
Faça uma autoavaliação: Você sente que sua carreira está da forma como gostaria? Sente que sua vida tem um sentido, cor e está motivado para conquistar os seus objetivos? Sua atitude demonstra crer na sua capacidade? Ou você está sem energia, como se repetisse um filme num mesmo ciclo negativo; estagnado, desmotivado e sem expectativa de mudanças positivas? Sente como se estivesse no meio de um furacão, onde não vê nada a não ser uma nuvem cinza na sua frente? Quais são os padrões que se repetem na sua história?
Será que não está na hora de aproveitar estes 51 dias para fazer algo realmente importante para você?
Hábitos são comportamentos que se tornaram automatizados pela sua repetição. Segundo o livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg, a maioria das escolhas da vida, cerca de 40%, não são frutos de decisões, mas de hábitos. Isso quer dizer que paramos de pensar e a nossa vida passa a ficar no automático.
O seu cérebro cria os hábitos porque quer poupar esforço, para que sua mente desacelere, ou seja, quer automatizar comportamentos para você ter foco no que realmente importa. Veja por exemplo, o ato de dirigir. No início, você só faz esta atividade, mas com a prática, liga o som, fala com seu filho, tira o carro da garagem, etc.
Contudo, um hábito pode ser saudável e nos apoiar a conquistar nossas metas, como também ser destruidor. Por exemplo, quando você só pensa negativo e não vê que tem talento para brilhar.
Para quebrar este padrão, quero sugerir um roteiro prático:
- Anote numa folha, quais são os hábitos, comportamentos e crenças que estão destruindo seus sonhos, tirando seu brilho e foco no que tanto deseja. Atenção! São os seus comportamentos e não situações externas a você como a crise, gestor e familiares;
- Reflita o que tem de positivo ficar neste padrão e onde foi que na sua história ele começou. Dica: não vale responder que não ganha nada, pois aí que está a grande sacada. Vá além da zona de conforto te protegendo, pois vai descobrir as recompensas imediatas te sabotando. Exemplo: não digo não para as pessoas, porque não quero perder o espaço de ser querida por elas. Só reclamo porque inconscientemente, me torno vítima da situação e não preciso agir diferente;
- Anote o que você quer no lugar destes comportamentos. Ao invés de medo, insegurança você quer o que no lugar? Segurança, foco, determinação?;
- Busque por momentos na sua história, onde já sentiu estes comportamentos. Quando na sua história se sentiu determinado e tinha certeza de que tudo daria certo? Resgate como você agiu, pensou e sentiu;
- Tome nota dos seus pontos fortes e talentos. Sabe aqueles pontos que todos te dão de feedback positivo? Faça uma lista de pelo menos uns 15. Sim, você tem 15 pontos fortes;
- Crie um plano de ação. De que forma, seus pontos fortes, podem te apoiar e deixá-lo mais seguro e com foco?
Um novo hábito demora pelo menos 28 dias para ser internalizado, portanto tenha persistência. Experimente, faça de outra forma para quebrar este padrão e ainda este ano mudar sua atitude.
Viu só, como em 51 dias, há tempo de sobra para virar o jogo e fazer 2016 ser incrível?
Toda conquista começa com a decisão de agir e hoje é um bom dia para fazer diferente. Bora começar?
Participe da Conversa