Visão Sistêmica: 3 Passos para Ativar o Movimento Transformador
Você quer mudar, sabe que precisa mudar, até gostaria de se ver diferente. Já entendeu que não se consegue um resultado melhor fazendo as coisas do mesmo jeito.
Se estiver mesmo levando a sério este querer, já reconhece que a mudança é uma verdadeira necessidade, só falta agora implementar a mudança, a transformação pessoal, profunda e definitiva, que lhe trará melhores resultados.
Entre o seu “eu” de hoje e o “eu” transformado de amanhã, a visão sistêmica pode ser resumida em 3 passos:
1. A coragem
Conhecer a si mesmo, livre do autoengano, é um passo que não está acessível a todos, apenas aos fortes e bravos guerreiros. Seja qual for o caminho que você escolher para isso, se for um caminho verdadeiro, ele vai afastar você da reclamação, do vitimismo, da preguiça, da indolência e da procrastinação. Além disso, vai fazer você abrir mão das superficialidades do tipo “basta seguir seu coração” ou “o importante é ser feliz”.
Para conhecer a si mesmo, muitas vezes é preciso “comer o pão que o diabo amassou”, revisar as escolhas que moldaram o seu destino até aqui e principalmente a coragem de ser o protagonista de sua vida. Com esse espírito, você vai, gradativamente, conhecer a verdade, e precisará da coragem ainda para não mais se distanciar dela.
2. A ação
Quando olhamos a verdade de frente, seja ela o saldo bancário ou o resultado da Avaliação 360 pela qual acabou de passar, você chegou ao começo da trilha da mudança. E quem chegou no caminho, então o que precisa fazer é caminhar.
Não é necessário correr, mas é preciso contar com a Coragem (que é um dos apelidos do Amor) para encarar a realidade, sem dourar a pílula e sem aliviar para si mesmo.
Apoiando-se em seus pontos fortes, suas virtudes, suas melhores armas para avançar na vida, conhecendo sua sombra, suas fragilidades, suas máscaras, suas estratégias para esconder até de si mesmo e do mundo aquilo que esteve esperando esse tempo todo por você, para mudar.
Coragem e Ação, de mãos dadas, vão gerar a força necessária para que você se torne verdadeiramente um pouco melhor a cada dia, a cada passo. Você vai estudar, meditar, buscar recursos terapêuticos, mentores, exemplos a seguir, conselheiros espirituais, métodos e técnicas capazes de iluminar seus passos transformadores.
No começo, geralmente, a transformação é mais lenta, como se você estivesse tirando um carro do atoleiro, mas conforme deixa no passado os velhos hábitos, costumes e vícios detratores da mudança, você vai ganhar fluência e entrar em forma.
Cada pequeno passo vai lhe trazer mais razões e motivos para não fugir da luta. E assim você estará, gradativamente, mais consciente de si mesmo, de onde estava ontem, onde está hoje e de onde quer estar.
3. A Consciência
Este maravilhoso dom de que todos os seres humanos foram dotados não é um órgão de tamanho predeterminado, como um pé ou os pulmões. A consciência é moldável, expansível, e se o ser humano se encher de amor pela verdade, sua consciência não vai parar mais de crescer enquanto a vida durar e a saúde mental permitir.
Quanto mais consciente, mais suas virtudes, suas forças pessoais estarão ativas e potentes, a serviço da vida. E as fraquezas, primeiro, tornam-se cada vez mais fracas, e pouco a pouco novas virtudes poderão se juntar ao seu arsenal, pronto para ser acionado pelo que é bom, belo, justo e verdadeiro. Pela consciência e pelo treinamento diário, alguém um dia torna-se sábio.
Essa não é, nem de longe, uma receita de vida. É um convite à reflexão, uma síntese do que a visão sistêmica me permite ver, nesses mais de 20 anos de prática. O caminho para conhecer cada um desses 3 passos é absolutamente pessoal e intransferível. Não se pode ensinar, mas se pode aprender, vivendo.
Gostou do artigo?
Quer conversar mais sobre a visão sistêmica e como ativar o movimento transformador na sua vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você.
Almir J. Nahas
Consultor Sistêmico
https://olharsistemico.com.br/
Confira também: As Qualidades e a Importância do Líder no Contexto Organizacional
Participe da Conversa