Um ponto importante para vivermos melhor é o que chamamos de aqui-agora. É saber viver o momento presente. Afinal, ele é a única coisa que temos. Você só tem o momento presente para viver. O passado não existe mais, ele já se foi. Ele é uma memória. E o futuro não chegou. Portanto, sempre estamos no momento presente.
E viver o momento presente é encontrar a paz. A felicidade e a paz só podem estar no momento presente. Essa paz mais profunda que tanto queremos nunca está no futuro e nunca está numa realização externa. Ela está sempre presente no agora.
Se você fizer um pouco de silêncio agora, você vai perceber que existe uma paz à sua volta. E se você acessar essa paz, você pode levá-la para tudo que você faz no dia a dia. Isto é a paz profunda que todos nós podemos ter. Ela está acessível. Mas, como nunca ninguém nos disse isso, nós não a acessamos.
Mas agora você pode experimentá-la! Isso não significa ser alheio ao mundo, não se importar com mais nada. Mas ter a paz do momento. E continuar fazendo suas coisas com paz. Esta é a grande diferença. Então não fique preso ao passado, não traga as memórias para o agora. Não veja as pessoas com os olhos do passado. E também evite as preocupações com o futuro.
Você quer ter certeza de que tudo vai dar certo, mas na verdade você não pode ter certeza de nada. Nós não temos controle do que vai acontecer. Você pode fazer planos para o futuro, mas não deve se prender a eles. A prisão ao futuro só traz malefícios, como a ansiedade, o medo e as frustrações.
Leve a vida mais tranquila, viva mais o momento presente e perceba cada momento como um momento único, maravilhoso e uma dádiva divina para você.
Marcos Wunderlich
Presidente Executivo do Instituto Holos
Formador de profissionais de Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR
Participe da Conversa