
O ser humano cria diversos hábitos em sua vida, e muitas vezes liga o piloto automático sem se dar conta de que tal hábito não está agregando positivamente em sua vida.
Ao tomar consciência de que existem hábitos bons e ruins, a escolha é sua em melhorar suas atitudes ou não?!
Tudo começa com o desejo de melhorar, de viver a vida mais leve, de tomar decisões mais conscientes sem seguir a vida no piloto automático…
Pensar, sentir e agir de maneira sensata e totalmente consciente, não permitindo que seus sentimentos tomem o controle de sua vida é a melhor opção.
O ser humano tem muitas oportunidades em seu dia a dia para aprender a lidar com as emoções, de modo a usufruir delas em benefício próprio. Não pense que este é um processo fácil, realmente não é, porém também não é impossível.
É um exercício constante, onde você terá a chance de errar e consertar até encontrar o seu equilíbrio.
Observe seu corpo, suas vontades, necessidades e como você tem agido nos últimos tempos.
Perceba como está a sua respiração durante esta reflexão:
Você está ansioso, sem paciência, não consegue se concentrar? Sinal que seu piloto automático está ligado e está na hora de assumir o comando!
Ou consegue calmamente refletir sobre cada item, observando sua respiração profunda facilitando a oxigenação do seu cérebro e lhe ajudando organizar seus pensamentos e sentimentos para tomar decisões mais conscientes…
Em qual dos dois exemplos acima, você se encontra neste momento?
Não é novidade que as pessoas que conseguem entender e controlar as suas emoções tendem a ser mais bem-sucedidas em suas vidas, tanto no âmbito pessoal como no profissional.
Criar este hábito de se observar, refletir sobre suas vontades e necessidades, respirando profundamente sem deixar interferências externas atrapalharam suas escolhas, não depende do outro. Esta é uma decisão que você deve tomar sozinha escolhendo a melhor hora para começar a prática e quando menos perceber já se tornará um hábito positivo em sua vida.
Outro exercício que poderá lhe ajudar, ainda mais se você for uma pessoa visual, é pegar uma folha em branco e escrever os sentimentos e comportamentos relacionados a um determinado estímulo que você teve durante o dia, depois refletir sobre suas escolhas e atitudes, será que você agiu pela emoção? Será que você agiu da melhor forma? Será que você estava consciente ou estava com o seu piloto automático ligado?
Lembre-se de que este é um exercício para ser realizado de cabeça fria, depois que o famoso calor das emoções baixaram, e sem autocríticas, reflita de forma amorosa consigo mesmo.
O objetivo é treinar o controle das suas emoções, de conhecer quais estímulos lhe tiram do seu eixo de equilíbrio e praticar o controle, de forma tranquila e consciente.
Respire, inspire, e siga sua vida mais tranquila consigo mesmo.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa