fbpx

Você deixa seu time errar?

Comunicamos nossos times que errar faz parte do processo. Mas será que você deixa realmente seu time errar? Há congruência na sua fala e ação?

errar faz parte

Você deixa seu time errar? Errar faz parte do processo?

Empatia, colaboração, resiliência são algumas das habilidades que na era exponencial, todos os profissionais precisam desenvolver. Neste contexto, o líder precisa criar uma cultura de experimentação, troca para não apenas engajar sua equipe, gerar performance e resultados.

Para inovar, na velocidade das informações e necessidades dos clientes, o estímulo a novas ideias é como um oxigênio que o líder precisa promover no dia a dia de sua gestão.

Neste diálogo, entra em cena, o espaço para testar ideias, produtos e serviços. Mais do que isso: o erro como aprendizado como um caminho estratégico fundamental.

Comunicamos nossos times que errar faz parte do processo. Mas será que na sua liderança, você deixa realmente seu time errar? Existe congruência na sua fala e na sua ação?

Fomos educados para darmos nosso melhor, sermos super heróis. Falar de sua fraqueza ou errar eram vistos como sinal de incompetência. E agora, o erro é valorizado. Porém, na primeira cagada do seu colaborador, vem um feedback pesado de uma atitude inaceitável.

Parece que o tempo de desenvolvimento acelerou e faz todo sentido, mas estamos efetivamente preparando nossos times para a mudança? Damos ferramentas e espaço para ouvir o que os colaboradores precisam?

Damos autonomia, mas soltamos nossos times em desafios onde eles na verdade, precisam de apoio. Onde o erro vai ocorrer sim, mas nosso tempo de espera do ajuste é menor que o desenvolvimento da equipe.

Você possivelmente já ouviu falar do 70/20/10. O aprendizado ocorre 70% com o que fazemos, experimentamos. 20% quando compartilhamos e trocamos e 10% com o que agregamos da parte teórica.

Existem variações e inúmeras outras teorias de aprendizagem, mas o ponto aqui é: você e sua equipe aprendem na prática. Por que então, não damos o tempo necessário para o time errar?

Um dos maiores desafios dos líderes é como engajar as pessoas e gerar confiança. Para tal, mostrar a sua vulnerabilidade é a chave para a mudança. Assim como o exercício da liderança, nosso time também precisa desta abertura.

Alguns hacks para apoiar nesta jornada:

  • Esteja aberto para ouvir com empatia, as necessidades da sua equipe;
  • Faça-se presente na construção das ferramentas e ações;
  • Crie um espaço efetivo de testes, onde grupos de diferentes áreas e habilidades possam compartilham suas ideias;
  • Os erros vão ocorrer. Como podemos apoiar nosso time com os aprendizados e visualização do plano de mudança?
  • Tenha um mural, local, evento ou documento onde as pessoas possam compartilhar suas cagadas e novas ideias.

Elbert Hubbard diz que “o maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum”. Portanto, liberte a si e a sua equipe.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Confira também: Pare de sufocar a sua equipe

 

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa